Quinta-feira, 5 de Novembro de 2009

Os bonecos da Ana Vidigal fizeram-me ter vontade de verbalizar aqui algo de que me tenho apercebido com maior intensidade nos últimos dias. A discussão sobre o acesso ao casamento civil pelos homossexuais tem feito com que nunca, como agora, se fale tanto em homossexualidade no espaço público mediático. Há um fenómeno curioso e estranho que é recorrente, os adversários da coisa falam sempre de homossexuais masculinos, quase como se não existisse homossexualidade feminina. A "invisibilidade lésbica" é, desde há muito, um tema muito debatido em certos círculos mas - e parece-me que não estou enganada - perfeitamente esquecido nas discussões mainstream.


33 comentários:
De S a 5 de Novembro de 2009 às 16:07
Simples; uma amedontra muito mais que a outra.


De nuvens de fumo a 5 de Novembro de 2009 às 16:09
Pois, porque será?


De aorta a 5 de Novembro de 2009 às 17:26
porque vivemos num sociedade machista, governada por homens. é essa a razão.

numa hierarquia de poder é suposto os homens "cobrirem" as suas fêmeas. ora, o facto de haver homens que se "cobrem" uns aos outros é a inversão desta estrutura hierarquica.

foder é poder. fode quem pode, não fode quem quer.


De S a 5 de Novembro de 2009 às 21:32


Este comentário tem bolinha vermelha;

Não, a inversão da estrutura hierárquica era uma mulher com um strap-on e um homem indefeso...


De l a 5 de Novembro de 2009 às 16:15
Não é bem assim.

As lésbicas não são invisíveis. Pelo contrário, são muito mais visíveis do que os <i>gays</i>. É corrente ver lésbicas a beijarem-se ou abraçarem-se em espaços públicos. Ver <i>gays</i> a fazer isso é que é extremamente raro.

O que acontece é que há muitíssimo menos aversão à homossexualidade feminina do que à masculina. Por isso, as lésbicas não têm tanta necessidade de se esconder. Pelo mesmo motivo, os adversários da homossexualidade referem-se sempre à masculina, que é aquela que verdadeiramente os enoja. A homossexualidade feminina é encarada com alguma indiferença.

Eu já vi diversas vezes raparigas a andar de mão dada na rua, e também aos beijinhos no metro, etc. Creio que nunca vi rapazes a fazer o mesmo.


De Shyznogud a 5 de Novembro de 2009 às 16:30
Tem a certeza q é encarada com indiferença? Não será antes quase negada?


De Luís Lavoura a 5 de Novembro de 2009 às 16:40
Duvido que seja negada, uma vez que é deveras visível, tal como eu disse.

Pode, por outro lado, ser de facto negada, na medida em que não é incomum mulheres (familiares ou amigas) andarem de mão dada ou de braço dado uma com a outra. Nessa medida, se duas lésbicas fazem isso, quem as vê pode duvidar se se trata de simples amigas, ou mesmo de lésbicas.

Em todo o caso, mantenho o facto de que é muito mais fácil lésbicas serem visíveis e manifestarem-se em público, do que <i>gays</i>. E há muito menos animosidade contra elas.


De jovem de direita extremamente confuso a 5 de Novembro de 2009 às 17:11
american car wash, portanto.


De nuvens de fumo a 5 de Novembro de 2009 às 16:53
Não acho, apenas que é mais tolerada pelos homens , o que faz toda a diferença.


De jovem de direita extremamente confuso a 5 de Novembro de 2009 às 16:20
american car wash.


De Shyznogud a 5 de Novembro de 2009 às 16:30
Lá voltamos nós à conversa de ontem, jovem.


De jovem de direita extremamente confuso a 5 de Novembro de 2009 às 16:58
ora, maria joão pires, girls just wanna have fun!


De fblourido a 5 de Novembro de 2009 às 16:29
Concordo. Já tinha reparado há algum tempo. Seria curioso aprofundar o porquê, não?


De Shyznogud a 5 de Novembro de 2009 às 16:31
Este post é uma espécie de convite à reflexão.


De Luís Lavoura a 5 de Novembro de 2009 às 16:47
Reflita, penso que não é difícil encontrar as razões.

A homossexualidade feminina não é uma ameaça, na medida em que as lésbicas podem na mesma ter relações sexuais com homens e procriar - mesmo que não tenham prazer. A homossexualidade masculina está ligada a um desperdício de esperma e de capacidade progenitora. É por esses factos, aliás, que é condenada pelo judaísmo.

O desejo e prazer sexual da mulher são largamente irrelevantes para a realização da cópula. Se a mulher não tem prazer, problema dela. Ela pode ser frígida ou lésbica, tanto faz. O homem cobre-a na mesma. O esperma é depositado, pode haver fertilização.


Pela mesma razão, a masturbação masculina é muito condenada; a masturbação feminina, pelo contrário, é encarada como um entretenimento inocente.


De nuvens de fumo a 5 de Novembro de 2009 às 17:20
Há algo na sua explicação tortuoso , eu acho que as pessoas não andam por aí a pensar isso ... mas ok


De Romeu a 5 de Novembro de 2009 às 17:42
"A homossexualidade feminina não é uma ameaça, na medida em que as lésbicas podem na mesma ter relações sexuais com homens e procriar - mesmo que não tenham prazer."


E os homossexuais masculinos não podem procriar  na mesma? Mesmo que não tenham prazer?


Acho estranho, parece-me que para você a mulher é um ser que ali está e é assexuado, basta estar lá e ser penetrada para ter filhos. Mas claro, não poderá ser por um homem (seja hetero ou gay!) porque esses têm de ter prazer.


E desperdício de esperma? Bem, eu cá acho que dá para sexo gay,  para fertilizações e ainda sobra. Vá, não vou fazer piadinha fácil sobre o seu esperma. :)


De Romeu a 5 de Novembro de 2009 às 18:00
Ah, e já agora, se homens gays não conseguem procriar, e são uma ameaça, então para quê negar-lhes o casamento entre eles? Acha que é que negando-o que vão casar-se com uma mulher e ter filhos? É assim que resolve a "ameaça"?


De S a 5 de Novembro de 2009 às 17:54
"Pela mesma razão, a masturbação masculina é muito condenada; a masturbação feminina, pelo contrário, é encarada como um entretenimento inocente."

Está-me a dizer algo que não sabia. A sexualidade feminina, especialmente quando é explorada pela própria e para proveito exclusivo da própria, não é condenada pela sociedade machista em que vivemos? Uma mulher assumir que quer ter prazer e que gosta de ter prazer e "take things into her own hands" não é condenado?
Não me parece que assim seja, aliás não tem qualquer visibilidade, no caso da masturbação masculina é do género "boys will be boys".

Já na sua análise do tabu em volta da homossexualidade masculina penso que tem que entrar em conta com o seguinte; é muito mais condenado quem é penetrado do que quem penetra. Não me parece que o tabu se limite ao desperdício de esperma (aliás muito redutor.) Um homem assumir uma posição submissa é onde reside o tabu ligado à homossexualidade, penso eu de que.


De nuvens de fumo a 5 de Novembro de 2009 às 17:57
Aliás no anedotário da ignorância , quem pentra pode ser ou não homo ao passo que quem é penetrado é sempre.

Enfim, ....


De S a 5 de Novembro de 2009 às 17:58
"Um homem assumir uma posição submissa é onde reside o tabu ligado à homossexualidade masculina, penso eu de que." *


De jovem de direita extremamente confuso a 5 de Novembro de 2009 às 17:09
este post é mas é um convite à contratação.


De fblourido a 5 de Novembro de 2009 às 16:44
Bom, penso que seja talvez por ser mais facilmente aceite a homossexualide feminina que masculina. E assim, condescendentemente, a sociedade (digo sociedade mas penso que falo mais do género masculino que faz, infelizmente, mais eco) prefere não falar desse tema em particular e limita-se a uma parte apenas. Será que tem que ver com o sindroma do 'macho latino'?


De Romeu a 5 de Novembro de 2009 às 18:13
Na minha opinião, a homossexualidade não é tão falada, ou melhor, não é tão visível a expressão de "nojo", por várias razões:
- uma mulher assumir características de um homem (como o ter relações como mulher) é visto como um upgrade, uma vez que passa a ter associada a ela características tipicamente positivas associadas à masculinidade: virilidade, independêndia, força, etc.
- é esperado do homem que seja viril; quando não o faz "mete impressão" e é um downgrade (uma mulher num mundo de homens é louvado, já se for um homem num mundo de mulheres é visto como... um cabeleireiro? um decorador de interiores?)
- 2 mulheres é algo de extremamente erótico para a grande maioria dos homens, daí que se tenham habituado a vê-las, e até tenham criado gosto; já 2 homens, para além de não terem hábito de ver, causa-lhes nojo, até porque se imaginam no papel de um dos homens (digo eu!)


De qualquer forma continua a ser um sintoma de sexismo interiorizado: não se espera sexualidade das mulheres, apenas ao homem se exige que cumpra o seu papel.


De PGFV a 5 de Novembro de 2009 às 18:07
Não sei onde li, mas parece que perante a possibilidade de se criminalizar a homossexualidade femenina a Rainha Vitória disse, que tal era coisa que não existia.

A maior parte da homofobia, tem origem no desejo de perpetuação da dominação masculina (não sou eu que digo, é o Bourdieu) e como o Aorta já disse muito bem,  no campo simbólico "foder é poder" ou também pode ser, acrescento. Ora se um macho cobre outro macho, prescindindo de cobrir a fémea, está a trair os outros machos ao prescindir do exercício do poder sobre a mulher.Uma traição aos seus e uma ameaça á perda da supremacia.

Espatafurdio e elaborado o valor do simbólico? Não creio. Ora se até em desepero de causa já pedem um referendo.



De PGFV a 5 de Novembro de 2009 às 18:28
Claro que a homofobia relativamente às mulheres homossexuais hoje também existe, e com a mesma carga agressiva que a relativa aos homossexuais masculinos, mas creio que esta é algo mais recente, derivado da homossexualidade ter uma muito maior visibilidade e discurso social.

Curioso que duas mulheres em jogos eróticos é ainda uma imagem erótica recorrente no imaginário heterossexual, sem qualquer carga negativa, DESDE QUE, o homem tenha a possibilidade de participar. Basta as duas mulheres serem apresentadas como lésbicas, e excluirem o homem da "brincadeira" para a coisa mudar logo de figura.

Ah velho Bourdieu!...tinhas tanta razão


De maria a 5 de Novembro de 2009 às 21:23


não acho grandemente estranho.

veja lá estes nºs. só interessam as duas 1ªs colunas , a 1ª  representa o nº de casamentos entre homens e a 2^ª , o nº de casamentos entre mulheres , em espanha desde que a lei saiu. mais do dobro de homens casaram , suponho que terão mais   visibilidade  por serem mais ou.... (esta hipotese é a que eu gosto mais ) os gajos  ( gays ou não ) é que são doidos por casar !!!

não sei se o quadro sai , por isso : 8542  casais de homens ; 4056 de mulheres ,entre junho de 2005 e 2008.

 

 


2005 (desde julio) 923 352

 

 

1.275
120.728 1,06
2006

3.190

 
1.384 4.574 211.818 2,16
2007

2.180

 
1.070 3.250 203.697 1,60
2008

2.299

 
1.250 3.549 196.613 1,81
                            8592  4056


De sem-se-ver a 6 de Novembro de 2009 às 00:58
porque vivemos (continuamos a viver) numa sociedade falocêntrica.


De Sejeiro Velho a 6 de Novembro de 2009 às 10:19
Testemunho
Parâmetros: minha puberdade (1938/40), classe média, Estremadura a Norte de Lisboa, fraca cultura, ambiente familiar de esquerda, os homens com tiques de marialvismo, mulheres virgens até ao casamento e fieis ao marido. A "infidelidade" do marido era aceite como natural.
- Os "paneleiros" eram os homossexuais "que levavam no cu", os passivos, como agora se chamam. Os activos gabavam-se disso, eram os machões. Os passivos eram despresados, enxuvalhados: "vai prá Casa Pia, pá!"
- As "fressureiras" eram as homossexuais conhecidas, assumidas (só conheci uma), sem parceira certa, que os homens despresavam. E as mulheres julgo que também.
Relações sexuais entre raparigas solteiras (supostamente virgens), sabia-se que todas praticavam, não se sensurava mais do a masturbação. Eram, digamos, pecados veniais.


Comentar post

Autores
Alexandra Tavares-Teles
Ana Matos Pires
Ana Vidigal
Diogo Serras
Domingos Farinho
Fátima Rolo Duarte
Fernanda Câncio / f.
Filipe Nunes
Gonçalo Pires
Hugo Mendes
Inês de Medeiros
Inês Meneses
Irene Pimentel
João Cóias
João Galamba
João Pinto e Castro
Maria João Guardão
Mariana Vieira da Silva
Palmira F. Silva
Paulo Côrte-Real
Paulo Pinto
Shyznogud
Tiago Julião Neves

Arquivo

Isabel Moreira

Miguel Vale de Almeida

Rogério da Costa Pereira

Rui Herbon

correio | twitter | facebook

Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29


artigos recentes

joão duque,

Populus in res publica su...

Os Cinco Pecados Mortais ...

Os Cinco Pecados Mortais ...

AT/DT

Todos os dias há uma nova

Hum, como falar do assunt...

Leituras: History Will Te...

João Fernandes no Reina S...

O tempora! O mores!

...

Antoni Tàpies (1923- 2012...

A bem da minha úlcera vou...

"Estúpido e irracional"?

International Day of Zero...

últimos comentários
Nuno: parece que o «acordo» fez disparar a leitura...
Uma explicação para escrever os nomes dos meses co...
Esta do reaccionarismo da ortografia tem graça A g...
Eu li! Eu li! Mas é mais um 'especialista' da bola...
bem explicado! e irrita sobremaneira a sanha contr...
Eu ate estava a gostar de o ler, mas depois chegue...
Não sou especialista nem tenho opinião inabalável ...
Não sou especialista nem tenho opinião inabalável ...
E o quinto "Reaccionarismo" : Portanto, depois de ...
Li até «direcões»...
arquivo
tags

todas as tags

outros lugares
Subscrever feeds