Nunca deixo de me lembrar da espantosa coincidência que faz do dia 9 de Novembro um dia ímpar na história alemã. Para além da queda (ou derrube? parece-me mais acertado derrube) do Muro de Berlim, foi também a 9 de Novembro, mas de 1918, que foi proclamada a república alemã e em 1938 ocorreu a tristemente célebre Kristallnacht (aqui fica a primeira parte - de 5 - de um documentário sobre o tema).
Obrigada M. João, nunca é demais referir a «Noite de Cristal», de Novembro de 1938, que iniciou uma nova fase da perseguição aos judeus pelos nazis. Após as inúmeras medidas anti-semitas, em vigor a partir de 1933, começou a partir de então a fase da expulsão dos judeus da Alemanha e da Áustria (depois da "anexação"), obrigados a abandonar todas as suas posses e a pagar um imposto de "fuga". As fases seguintes foram a "guetização", a deportação e o extermínio. Neste documentário que apresentas, relativamente ao qual tenho muita curiosidade, intervém o excelente historiador Robert Gellately, que estudou a Gestapo e a repressão nazi. Nos seus livros, mostra como o nacional-socialismo alemão não governou apenas com a repressão, mas também "comprando" os alemães ("arianos"), muitos dos quais foram cúmplices dos crimes nazis.
Acabei de descobrir outro 9 de novembro "A 9 de novembro de 1923, os nacional-socialistas de Munique realizaram uma passeata que entrou para a história, em direção ao pavilhão da Feldherrnhalle, no centro da capital bávara, numa tentativa frustrada de golpe contra o governo central. À frente do movimento, encontrava-se o então ainda desconhecido Adolf Hitler(...)"