Domingo, 15 de Novembro de 2009
The Colbert Report Mon - Thurs 11:30pm / 10:30c
The Word - Don't Ask Don't Tell
Colbert Report Full Episodes Political Humor U.S. Speedskating

A lei que ficou conhecida "everything but marriage bill", que reconhece às uniões civis entre pessoas do mesmo sexo todos os direitos do casamento, incluindo os de adopção,  foi assinada em Maio pela governadora de Washington Christine Gregoire. A Constituição do Estado de  Washington prevê um período de 90 dias durante os quais os cidadãos que se oponham a uma nova lei podem recolher assinaturas para referendar essa lei. Se forem recolhidas assinaturas suficientes, a lei fica suspensa até ao referendo.

 

Depois das peripécias mencionadas por Colbert, a lei em causa foi referendada no princípio de Novembro. A Senate Bill 5688 foi aprovada com  53%  dos votos, o que marca a primeira vez que uma lei referente a direitos dos homossexuais ganhou um referendo. O secretário de estado de Washington oficiaizará os resultados no próximo dia 24. Entretanto, em Washington DC,  começaram as audições para uma nova lei que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo que se espera vá a votos no dia 1 de  Dezembro

 

Kevin Naff, editor do Washington Blade, na entrevista que segue no fim do post, referiu-se ao facto dizendo ser «incrivelmente simbólico que isto tenha acontecido na capital da Nação. É uma vitória muito importante».

 

A futura lei tem uma previsão que permite às organizações religiosos e aos clérigos negar «serviços, acomodação, instalações e serviços» a casamentos entre pessoas do mesmo sexo. No entanto, isto não é suficiente para a delegação de Washington DC da ICAR que já fez saber, estridentemente, que pretende que a lei lhe permita continuar a discriminar os seus empregados homossexuais. Caso isso não aconteça, ameaça, deixará de prestar serviços sociais em Washington (a ICAR gere, apenas, cerca de um terço dos abrigos estatais para os sem-abrigo).

 

No entanto, parece que a chantagem católica não vai ter efeito, ou se tiver será contraproducente. Por exemplo, em duas entrevistas separadas, a democrata Mary M. Cheh referiu-se às exigências da Igreja como uma birra algo infantil  e o independente  David A. Catania disse que preferia que a cidade acabasse as ligações à Igreja do que ceder a essas exigências.  Por outro lado, entidades oficiais do Departmento de Serviços Humanos, que financia e supervisiona os serviços que a ICAR vende à cidade, já informaram que o departamento não teria qualquer dificuldade em  encontrar outras empresas para substituir as «Caridades» Católicas.  Diria que dentro em breve em Washington, valores mais altos se levantarão para a ICAR e que, lá como cá,  assistiremos ao mesmo suavizar das posições face ao casamento entre pessoas do mesmo sexo face à perspectiva de perderem significativos apoios e privilégios estatais.


tags:
5 comentários:
De Francisco a 15 de Novembro de 2009 às 12:52
O estado de Washington é um território diferente de Washington D.C.. Este último é um distrito capital dos EUA, o primeiro é o estado mais noroeste dos EUA (descontando o Alaska).


De LA-C a 15 de Novembro de 2009 às 13:18
"Kevin Naff, editor do Washington Blade, na entrevista que segue no fim do post, referiu-se ao facto dizendo ser «incrivelmente simbólico que isto tenha acontecido na capital da Nação. É uma vitória muito importante»."

Agora, fiquei sem perceber se isto se trata de Washington State ou de Washington DC. Pelo vídeo parece ser Washington State, mas entao a que propósito vem esta referência à capital da nação?


De Nuno Palha a 15 de Novembro de 2009 às 13:19
Palmira,

a lei do casamento que irá a votos é a de Washington DC (District of Columbia). No entanto, a "everything but marriage bill" é a do estado de Washington, a uns 3000 kms da capital dos EUA.

Cumprimentos

nuno


De Palmira F. Silva a 15 de Novembro de 2009 às 13:41
Ops, erros meus, vou já emendar. Obrigado pela prontidão com que detectaram esta baralhação...


De nuvens de fumo a 16 de Novembro de 2009 às 10:11
Eu sabia eu sabia eu sabia

César da neves (http://dn.sapo.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=1421846&seccao=Jo%E3o%20C%E9sar%20das%20Neves&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco)


(http://dn.sapo.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=1421846&seccao=Jo%E3o%20C%E9sar%20das%20Neves&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco)


Comentar post

Alexandra Tavares-Teles
Ana Matos Pires
Ana Vidigal
Fernanda Câncio

/ f.
Gonçalo Pires
Inês Meneses
Irene Pimentel
Isabel Moreira
João Cóias
João Galamba
João Pinto e Castro
Maria João Guardão
Maria João Pires
Palmira F. Silva
Paulo Côrte-Real
Paulo Pinto
Rogério da Costa Pereira
Tiago Julião Neves
em arquivo
Miguel Vale de Almeida

correio | twitter | facebook

Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28


artigos recentes

Coisas que encontramos qu...

Publicidade institucional

O sólido e o gasoso

News

Shyza Sound Trash de regr...

Não quero deixar passar e...

Ás mulheres portuguêsas

Da censura e de quando a ...

Não abusem da minha paciê...

Hum?

Val,

Da Demagogia e da coerênc...

"Unir e não fracturar"*

Post alterado por ter sid...

Forma e conteúdo

últimos comentários
diz-lhe, talvez a ti te oiça.
O que se está a passar no Sporting é algo que está...
Chegados aqui o futuro só pode ser melhor?
então, rogério , vá lá, são resultados destes que ...
obrigada palmira. informações que vou guardar, tal...
Ao ler o post, João, lembrei-me do que me disseram...
No dia do Juízo Final esta escória (des)humana...
Olá António:Obrigado pela informação, a dúvida é m...
Agradeço, Maria João. Principalmente porque as ros...
arquivo
tags

todas as tags

outros lugares
Subscrever feeds

 

 

 

 

online