Sábado, 21 de Novembro de 2009
Palmira F. Silva

Um dos principais centros de estudo das alterações climáticas, a Unidade de Estudos Climáticos  (Climate Research Unit, CRU) da Universidade de East Anglia em Norwich, foi hackado ontem tendo sido copiados mais de mil ficheiros, onde se incluem 1079 emails e 72 documentos trocados ao longo dos últimos 18 anos. Cientistas da CRU tiveram um papel decisivo no Intergovernmental Panel on Climate Change's (IPCC) Fourth Assessment Report, que por sua vez terá (ou teria) um papel decisivo na cimeira da ONU sobre alterações climáticas que se realiza já no próximo mês em Copenhaga.

 

Pelo que se sabe, foi um blogue céptico-ambientalista, chamado “The Air Vent”, que ontem divulgou o material, através de um ficheiro zippado com 61 megabites. O blogue, que opera a partir de um servidor russo, foi encerrado algumas horas depois, mas nessa altura já a informação estava a ser distribuída por toda a Internet, refere a Nature News. O conteúdo de alguns ficheiros, cuja veracidade ainda não foi contestada, está a fazer as delícias dos cépticos do aquecimento global antropogénico. Na realidade, há alguns emails de cientistas proeminentes no campo que lançam suspeitas sobre os métodos que utilizaram para validar os seus modelos e invalidar os alheios.
 

Num desses emails, alegadamente escrito por Phil Jones, responsável pela CRU pode ler-se sobre a necessidade de “esconder a descida das temperaturas”. Michael Mann, um dos autores do hockey stick, o ícone do alarmismo sobre o aquecimento global também envolvido no que o “The Telegraph” chama “Climategate”, recusa comentar material obtido de forma ilegal.

 

Mas as consequências mediáticas e não só do caso podem ser avassaladoras e são exemplicadas exactamente com o que foi escrito neste diário britânico, que considera, caso a veracidade da informação divulgada seja confirmada, que esta vai ter um impacto profundo nas chamadas energias verdes:  “Se detém quaisquer acções de empresas ligadas a energias alternativas, deve começar a livrar-se delas imediatamente”, aconselha James Delingpole.

 

Há mais de um ano, então no De Rerum Natura, que tento alertar para o facto de que a necessidade de investimento em energias alternativas não tem a ver com alterações climáticas mas com questões económicas e geopolíticas. Receio que, a confirmar-se a autenticidade do material hackado e a ética duvidosa seguida por alguns dos gurus do aquecimento global, estas e outras questões realmente importantes - como a poluição ambiental sem nada a ver com gases de efeito de estufa - sejam esquecidos no vórtice mediático que sem dúvida o tema despoletará. Espero que este ClimateGate não seja, parafraseando o colunista do The Telegraph, o prego final no caixão de iniciativas que são fundamentais, como, por exemplo, a plataforma que vai ser apresentada na terça-feira no Técnico sobre energias sustentáveis e mobilidade eléctrica.

 

Adenda: vale a pena ler o artigo «The CRU hack» no Real Climate.


tags:
35 comentários:
De nuvens de fumo a 21 de Novembro de 2009 às 10:23
Enfim mais treta do mesmo tipo, este pessoal só ficará contente quando o aquecimento for irreversível.

Existem 3 factores que tornam o aquecimento indesmentível:

1) desaparecimento dos glaciares em todo o mundo
2) aumento da temperatura do mar
3) aumento do nível médio das águas do mar

Uma das formas de se demonstrar que o CO2 está a actuar , é através do arrefecimento das altas camadas da troposfera, uma vez que fazendo efeito de estufa , e mantendo o calor no planeta, este ao não sair aquece menos as altas camadas.

 Mais ainda , no realclimate (http://www.realclimate.org/index.php/archives/2009/11/a-treeline-story/) existe um recente artigo sobre umas árvores com 4000 anos muito interessante. e. E por lá também uma boa resposta ao mistério das cartas.


De Palmira F. Silva a 21 de Novembro de 2009 às 10:29
Sim, vou adendar no post, obrigada pelo link :)


De achau a 18 de Dezembro de 2009 às 13:43
Desaparecimento dos glaciares em todo o mundo ????


Onde se prova isso?


De nuvens de fumo a 18 de Dezembro de 2009 às 15:09
é necessário perceber que a maioria dos galciares ficam em locais remotos , e a sua observação é difícil, por isso não temos dados actualizados ao dia

mas estes são os dados oficiais , que penso serem os mais recentes:

AQUI (http://www.skepticalscience.com/himalayan-glaciers-growing.htm)


Se observar o gráfico Glassiar mass balance , que mede a variação da massa dos glaciares, i.e., se aumentaram ou diminuíram , verifica que quase todos estão a diminuir. E muito.

Alguns estão a aumentar, uns 5, mas isso deve-se a micro climas.
Que o planeta está a aquecer é para além de qualquer dúvida razoável.


De anton a 21 de Novembro de 2009 às 14:56
interessante a grande preocupaçao com a agenda política mas nao com a honestidade intelectual ou verdade cientifica


De Palmira F. Silva a 22 de Novembro de 2009 às 13:42
A questão do aquecimento global transformou-se num debate político e por isso mesmo tornou-se histriónico. A verdade não parece importar aos dois lados da barricada; só importa ganhar o debate e impor um ou outro modelo de sociedade. Daí que seja tão importante a análise científica séria, e não politizada, nem instrumentalizada, E também daí que seja desastroso, nesta altura do campeonato, que se venha lançar dúvidas sobre a atitude cientificamente séria e rigorosa de alguns, e apenas alguns, dos intervenientes neste debate.

Só li alguns dos emails e, a serem verídicos, não fiquei muito bem impressionada com alguns excertos sobre peer review e retaliações editoriais sortidas sobre os denialists. Espero que não sejam verídicos porque estou certa que a serem, dado o histrionismo do debate e a sua globalização na sociedade, isso trará consequências graves para a própria ciência mas em particular para a sociedade em geral (vide o post de hoje sobre o sono da razão).


De Nuno a 1 de Dezembro de 2009 às 16:21
No meio do histrionismo que refere é um alívio ler a sua posição de bom-senso.


De rui david a 21 de Novembro de 2009 às 15:58
não sendo um cientista, mantenho um certo cepticismo relativamente ao aquecimento global como sendo um fenómeno causado pelo homem. não vale a pena estar agora a discorrer sobre isso. o que me parece é que as razões apontadas pela Palmira (as questões económicas e geopolíticas -embora não só essas) são, para mim, mais do que suficientes para que se justifique a aposta nas energias alternativas (excluindo o nuclear).
Aparentemente este é mais um caso em que e-mails privados podem constituir um "turning point" na perspectiva pública sobre um caso.
Relativamente ao artigo do daily telegraph, no entanto, parece-me que o autor é um neocon demasiado sôfrego em explorar um filão para que se lhe possa atribuir excessiva credibilidade - pelo menos sem outras "corroborações". Acho intrigante que um "jornalista" possa escrever sobre um assunto com este impacto:
"Here are a few tasters. (So far, we can only refer to them as alleged emails because – though Hadley CRU’s director Phil Jones has confirmed the break-in  – he has yet to fess up to any specific contents.) But if genuine, they suggest dubious practices such as".
Quer dizer: eu ainda não sei bem se esta porcaria é verdadeira mas pelo sim pelo não vou já adiantando a jarda. Quem vier atrás que se aguente à bronca (e falando de bronca podemos ir ao primeiro parágrafo do sujeito sobre a venda de acções das renováveis, etc.).  Para quem acha que é a blogosfera que funciona com base em boatos...
Isto é, cheira a esturro. Onde é que eu já vi isto?


De nuvens de fumo a 21 de Novembro de 2009 às 20:07
Se ler artigos cientificos passa-lhe isso.
Se andar a ler artigos sobre astrologia , pode duvidar da astronomia, ....
tudo o resto é apenas ruído


De Damião Fernandes a 21 de Novembro de 2009 às 20:35
Caro nuvens,
Aí é que está o problema, se os tivesses lido chegarias facilmente à conclusão que uma percentagem importante dos mesmos são muuuuuito fraquitos.
Por exemplo, o chamado gráfico hockey stick foi já desmascarado há anos, na prática (e de uma forma simplista) o resultado "gráfico" (que aparece no post da palmira) quase que é obtido independentemente dos valores introduzidos no modelo!!
Há obviamente trabalhos com valor mas o problema é que o aquecimento global tomou a forma de ideologia muito pouco receptiva a críticas. Em suma, tornou-se uma atipia em ciência.


De Nuno Palha a 21 de Novembro de 2009 às 23:36
Conheço um número razoável de pessoas a fazer investigação em alterações climáticas e acho a sua afirmação assim um pouco a atirar para o ar. Artigos mais fracos e outros mais elegantes é a regra em qualquer área científicas. Há muitos e muitos dados provenientes de áreas tão diferentes como a geologia, a ecologia, a física e a climatologia que de facto sustentam o aquecimento global antropogénico. Eu próprio assisti à uns tempos a uma palestra de uma amiga sobre o trabalho dela em alterações na dinâmica dos prados alpinos no ultimo século e os resultados pareciam-me uma clara evidência da existência de aquecimento global.

quanto à tal polémica, ao que já vi alguns comentarem trata-se de algumas poucas frases tiradas do contexto e, porventura, fraude científica, dentro de milhares e milhares de páginas de informação roubadas. Já analisaram as outras? Ou só interessa  a milionésima parte que consiga geral escândalo?

Isto parece-me como uma polémica mais da minha área de investigação: a da SIDA não ser de facto causada pelo VIH. Ou mesmo as questões à volta da teoria da evolução.

Isto é bom para vender jornais e inflamar as hostes anti alterações climáticas. Quanto aos milhares de cientistas que trabalham na área eles continuarão a fazer o seu trabalho, mesmo que os chamem de manipuladores, conspiradores, ingénuos ou falsificadores de resultados. Por mais incómodas que sejam os seus resultados!


De aorta a 22 de Novembro de 2009 às 03:10
o problema não é que os resultados sejam incomododos. o problema é que os resultados sejam forjados. isso sim, é preocupante.

porque este tipo de atitudes e desonestidades intelectuais só servem para aumentar o cepticismo relativamente à ciência, cepticismo esse que leva a polémicas como "a da SIDA não ser de facto causada pelo VIH. Ou mesmo as questões à volta da teoria da evolução", e, acrescento eu, como a polémica da vacina da gripe A.

a ser verdade, estes cientistas fizeram um bom trabalho a favor da ignorância. bom trabalho mesmo.


De Nuno Palha a 22 de Novembro de 2009 às 12:43
Claro que resultados forjados é extremamente preocupante,É muito grave e tem de ser punido por quem o deve fazer. Mas neste caso não há sequer provas de nada, não houve investigação, nem sabe se envolve apenas as duas pessoa envolvidas nas tais frases que apareceram ou nas milhares cuja correspondência foi violada.  


Diz que pode fazer aumentar o cepticismo em relação à ciência. Eu acho que se houvesse uma investigação de fraude e provas concretas, aí sim poderíamos fazer juízos com alguma seriedade.  E investigações destas fazem-se muitas vezes. Basta recordar o caso do cientista sul-coreano e as células estaminais. Mas julgar cientistas com escândalos de imprensa parece-me não só ridículo, mas grave. A polémica da gripe A é de facto outro exemplo de uma imprensa inflamatória que gosta de causar confusão e escândalo para vender, com a ajuda de uns poucos médicos e enfermeiros que pouco parecem saber como são elaboradas as vacinas.


De aorta a 22 de Novembro de 2009 às 13:56
nuno, eu não estou em desacordo consigo. mas isto não abona muito a favor de seriedade...

como diz a palmira (e bem) "as consequências mediáticas e não só do caso podem ser avassaladoras".


De Damião Fernandes a 22 de Novembro de 2009 às 03:33

Acho que não leu o meu comentário... em primeiro lugar não faço parte do que chama "hostes anti alterações climáticas" e o facto de ter usado esse termo exemplifica na perfeição o tipo de reacções desencadeadas pela crítica aos trabalhos dessa área mais apropriadas à crítica ideológica ou ao fanatismo religioso, se quiser. Como é óbvio, não conheço toda a literatura sobre o assunto e tenho a certeza que existem trabalhos com mérito e outros menos elegantes (como diz) e, nestas duas categorias alguns deles não suportam o aquecimento global antropogénico. O problema é que também existem trabalhos que são um autentico embuste como o trabalho de Mann (Hockey stick) de 1998 (se a memória não me atraiçoa) e cuja crítica valeu a muita gente o rótulo de "hoste anti alteração címática" aliado às grandes companhias, etc...Se quiser pode pesquisar quer o trabalho quer o impacto estrondoso que teve na elaboração de políticas de ambiente, mesmo sendo um disparate.
Quanto ao VIH, confesso que desconhecia tal polémica (não sendo leigo no assunto) mas a existir não é em nada comparável com o que se passa no aquecimento global.
O que me faz impressão não é defender a existência do aquecimento global (que provavelmente existe mesmo) é ter um fervor e uma forma quasi-religiosa (entenda-se não baseada em factos) de o defender.


De aorta a 22 de Novembro de 2009 às 11:54
tem razão. o dogmatismo, a fraude e o "fervor religioso" tomaram conta das questões da ecologia.


De Nuno Palha a 22 de Novembro de 2009 às 14:06
A sério, antes de tantas certezas sobre o dogmatismo e a fraude, dê-me exemplos e argumentos se faz favor. Conhece por acaso alguém que trabalhe em ecologia? Tem provas/fundamentos do que está a dizer? A não ser que esteja a igualar ecologia ao Greenpece...


De aorta a 22 de Novembro de 2009 às 19:12
 "A sério, antes de tantas certezas sobre o dogmatismo e a fraude, dê-me exemplos e argumentos se faz favor"

o caso que estamos a comentar não chega? :-)


De Nuno Palha a 22 de Novembro de 2009 às 22:54
Falou de ecologia e eu interpretei ecologia como a ciência ecologia, ramo da biologia que estuda a dinâmica dos ecossistemas. Que está ligada ao aquecimento global claro, mas este engloba muito mais áreas científicas: geologia, física, climatatologia,etc. Digamos que é um tema muito estudado por vários cientistas e duma forma interdisciplinar. Talvez esteja a confundir com os movimentos ambientalistas, não sei. Confesso que ainda não percebi onde está o dogmatismo, a fraude. É que quando se utlizam estas grandes palavras com o intuito de generalizar para uma área vasta que não conhecemos bem, há que ter mais precaução, parece-me, e fundamentar melhor estas "generalizações" feitas com base em "casos". Mas como Portugal é, de facto, um país de casos...


De aorta a 23 de Novembro de 2009 às 00:10
pois, interpretou mal. eu falei em ecologia como a parte da biologia que estuda a relação dos seres vivos, no caso, o homem, com o ambiente.

e quando disse que o dogmatismo, a fraude e o "fervor religioso" tomaram conta das questões da ecologia, referia-me à poluição ideológica, ao ecocentrismo, e todos esses novos paradigmas e e concepções de homem, de natureza e da relação daquele com esta, que circulam por aí.

quanto ao seu sentido de rigor, guarde-o para si e use-o. porque eu nunca disse em lado nenhum que o estudo dessas questões era dogmático ou fraudulento. assim sendo, as suas observações são apenas palermas e pretensiosas.


De Nuno Palha a 22 de Novembro de 2009 às 13:15
Caro Damião, até acredito que muita imprensa inflame os dados científicos do aquecimento global e os torne numa previsão do próximo armagedão. duvido é que os cientistas que trabalham no assunto não reflictam com maturidade para os dados que obtêm, quer vão ou não contra o actual paradigma. Até agora o que vejo mais são os cientistas que acham que os dados suportam o aquecimento global a tentarem explicá-los e divulgá-los e alguns políticos e pessoas dos media, a fanaticamente oporem-se sem quaisquer dados. Estou-me a referir principalmente em relação aos media e políticos dos EUA. Aqui em Portugal penso na Helena Matos do blogue Blasfémias, que costuma dizer disparates sobre o assunto sem qualquer dado científico a apoiá-la. A ideologia e o preconceito bastam.

Não é preciso pesquisar muito para dar de caras com a polémica do artigo do Mann. Mas recorde-lhe que apesar de ter sido um paper com muito impacto, houve sempre cientistas que duvidaram dele e como cheirava a esturro fez-se uma investigação e a coisa foi descoberta. E por isso pergunto-me: só nos focamos nas fraudes e não pensamos nos outros milhares de papers (é que são mesmo milhares) feitos com muito trabalho de muita gente?

Por último queria apenas referir que a grande maioria dos trabalhos científicos aponta para o aquecimento global antropogénico a um nível que a própria Nature e a Science dizem que há um um consenso científico sobre o assunto.

Se quiser ver uma revisão muito vasta da bibliografia publicada sobre o assunto visite o blogue http://www.realclimate.org/ que também foi sugerido pela Palmira.


De Palmira F. Silva a 22 de Novembro de 2009 às 13:32
Caro Nuno:

penso que esteja a referir-se aos artigos de Naomi Oreskes na Nature. São referidos neste artigo dela (em pdf) "The scientific consensus on climate change: How do we know we’re not wrong?" no livro de 2007 Climate Change da MIT Press.


De Nuno Palha a 22 de Novembro de 2009 às 13:47
Sim, de facto! ;)

Mas também aos editoriais de ambas as revistas. Faço investigação (para o doutoramento) em biologia e acabo por me dedicar mais aos papers em bio mas leio sempre os editoriais e as news. E as referências ao aquecimento global são abundantes, no mínimo.


De Nuno Palha a 22 de Novembro de 2009 às 13:53
Obrigado Palmira,

Tive a dar uma olhadela pelas minhas coisas e afinal também tinha dela um essay da Science, além do estudo de papers.


De Damião Fernandes a 22 de Novembro de 2009 às 16:06
Caro Nuno,
O que escreveu não é fundamentalmente diferente daquilo que eu disse. Queria só realçar o facto de não ser só o trabalho de Mann que foi quase desacreditado, existem muitos outros (em numero seguramente inferior aos que apoiam o aquecimento global). O problema é precisamente o facto de esses embustes terem sido publicados, publicitados e usados para a elaboração de um vasto conjunto de medidas politicas e económicas. Repare que se não fosse a carga politica e ideológica deste tema tais trabalhos nunca chegariam a ver a luz do dia (como seria normal) e é isso que eu critico. Quanto aos consensos em ciência...isso (como sabe) é o que se faz quando não existem provas definitivas ;-) Não lhe será dificil encontrar, no passado, outros exemplos de consensos cuja veracidade caiu por terra pouco tempo depois.


De Nuno Palha a 22 de Novembro de 2009 às 16:29
Concordo consigo. Acho, no entanto, que os poucos consensos que existem apesar de poderem ser temporários podem ser vitais para tomar políticas públicas. Em relação ao aquecimento global, acho que os  dados justificam a tomada de medidas por parte da sociedade. Porque o não fazer nada pode vir a ser perigoso! Note que escrevo pode vir a ser e não será, mas acho que a precaução impõe-se dado os riscos envolvidos. Apenas não gostaria que se passasse o mesmo que com a SIDA, que mesmo após já haver algum consenso científico sobre a origem da doença e o potencial que a doença tinha nas populações heterossexuais, não se fez nada ou fez-se muito lentamente por razões ideológicas. Se se tivesse dado mais atenção ao que os especialistas diziam talvez não tivessemos hoje uma pandemia com mais de 30 milhões de pessoas infectadas a nível mundial. A maioria delas sem acesso a medicamentos por viverem nos países ditos subdesenvolvidos. E agora uma mera opinião pessoal: acho que a mesma coisa se passará com o aquecimento global, com as pessoas do mundo em vias de desenvolvimento a sofrerem as consequências mais nefastas do processo. Pelo que sei os modelos de previsões mostram algo semelhante.


De Fernando a 21 de Novembro de 2009 às 17:03
O grande problema, cara Palmira, é que quem tem poder usa-o em nome dos seus interesses; o lado dos "maus" defende que o clima não está a mudar pois isso causaria problemas à economia (sem dúvida, dinheiro "desperdiçado" pois o verde é caro), o lado dos "bons" tem dinheiro investido em acções de empresas verdes. Ninguém, dos que estão no topo, quer saber, realmente, do clima ou da sustentabilidade; as corporações que detêm os media tratam de jogar a favor ou contra, conforme os seus próprios interesses. Entretanto, o futuro pode estar, ou não hipotecado: o controlo democrático da população sobre as reservas de matérias primas em toda a Terra, cada vez mais foge das mãos das populações, em nome da Democracia - cada vez mais representativa - o que se traduz, em nada menos do que ditadura de Mercado.

Eu não tenho qualquer dúvida de que o Capitalismo, que nos trouxe - no hemisfério Norte - um nível de conforto aceitável, tardará a resolver os problemas emergentes no Sul; a Economia tenderá a ser predadora dos bens públicos, em nome do Desenvolvimento. O mercado livre criou uma situação que não conseguirá reparar. Repare-se que não estou a falar no tema concreto do aquecimento global, mas da poluição, contaminação e deflorestação em geral, para além de todos os crimes sociais perpetuados pelo modo de produção.


De Nathalie a 21 de Novembro de 2009 às 19:32
Concordo... Da mesma maneira que por exemplo a Cimeira contra a fome em Roma (semana passada) e ver o numéro de dirigentes do G20 que se deslocaram... O Barack Obama estava na China, o Sarkozy na Arabia Saudita, etc... Ah, o Berlusconi estava presente !!! Teve assim uma desculpa para não assistir a um "julgamento"... ;) Claro que o combate contra fome no "terceiro" (?!) mundo não interessa... não traz dinheiro... não da lucro... ainda que... o que não dara lucro sera acabar com ela...


De Ecotretas a 22 de Novembro de 2009 às 00:16
Para quem acha que isto é coisa pequena, deêm uma vista de olhos em http://ecotretas.blogspot.com/2009/11/rolo-compressor-de-verdades.html
Ecotretas


De rui david a 22 de Novembro de 2009 às 13:53
o problema maior é não se poderem discutir estas questões sem que venha de um lado um Nuno fazer uma referência despropositada à "astrologia" e do outro o prestimoso "ecotretas" sempre disposto a "desmascarar" qualquer coisinha.
para clarificar (se for possível) o meu comentário inicial direi:
1 Parece que existe um consenso entre os cientistas acerca do aquecimento global.
2 O mesmo consenso relativamente às causas, parece-me difícil, pelo menos na fase actual da ciência.
3 independentemente disso, a defesa da ecologia, da gestão dos recursos, da sustentabilidade, e das energias alternativas, procede de considerações éticas, económicas, políticas, sociais, etc., etc., que não têm de ser exactamente as mesmas (embora não tenham de ser necessariamente opostas) dos cientistas.
4 tenho algumas reservas quanto ao papel meio  de sacerdotes moralistas legitimados por uma certa proximidade das "fontes de conhecimento" que alguns cientistas parecem por vezes querer assumir.

 


De Luís Lavoura a 22 de Novembro de 2009 às 16:18
Concordo com a Palmira: dar muita importância ao aquecimento global e fundamentar nele toda a nossa política energética é um grave erro.


De Romeu a 22 de Novembro de 2009 às 17:40
Não percebo a histeria toda com a divulgação destes e-mails e dados. Mesmo que sejam verdade e que tentem esconder a verdade, fico a perguntar-me: só existe esta entidade a investigar o aquecimento global? Não existem institutos de investigação por todo o mundo a verificar isto? Se não confiam nestes cientistas vão ver os estudos e resultados de outros. Ou então façam os seus próprios estudos. A ciência é, por definição, testável e verificável, não é posso de ninguém em exclusivo.


De Carlos Novais a 22 de Novembro de 2009 às 23:46
" como a poluição ambiental sem nada a ver com gases de efeito de estufa - sejam esquecidos no vórtice mediático"


Este é o principal efeito do tema CO2 que não é um poluente, formou-se um complexo académico-político-industrial (semelhante ao complexo militar-industrial) onde dinheiro que vem do preço acrescido da electricidade é distribuído entre:


- produtores de electricidade
- financiamento de institutos, universidades, investigação (do CO2 claro)
- e claro, grandes estruturas para regular e decidir.


A poluição propriamente dita ficou esquecida.


De Manuel Maria a 23 de Novembro de 2009 às 11:27
Parece que ninguém ainda foi ler realmente o que está naqueles mails e documentação anexa (que já foram publicamente reconhecidos pelos autores como verídicos).

Não há qualquer espécie de dúvida:
A teoria do aquecimento global antropogénico é uma gigantesca fraude, forjada por uma associação de pseudo-cientístas profundamente corruptos.

Acordem!
O mundo não está a aquecer, nem o nível dos mares a subir.
Podem começar a tratar de se preocupar a sério com a poluição.


Comentar post

Alexandra Tavares-Teles
Ana Matos Pires
Ana Vidigal
Fernanda Câncio

/ f.
Gonçalo Pires
Inês Meneses
Irene Pimentel
Isabel Moreira
João Cóias
João Galamba
João Pinto e Castro
Maria João Guardão
Maria João Pires
Palmira F. Silva
Paulo Côrte-Real
Paulo Pinto
Rogério da Costa Pereira
Tiago Julião Neves
em arquivo
Miguel Vale de Almeida

correio | twitter | facebook

Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28


artigos recentes

Coisas que encontramos qu...

Publicidade institucional

O sólido e o gasoso

News

Shyza Sound Trash de regr...

Não quero deixar passar e...

Ás mulheres portuguêsas

Da censura e de quando a ...

Não abusem da minha paciê...

Hum?

Val,

Da Demagogia e da coerênc...

"Unir e não fracturar"*

Post alterado por ter sid...

Forma e conteúdo

últimos comentários
Chegados aqui o futuro só pode ser melhor?
então, rogério , vá lá, são resultados destes que ...
obrigada palmira. informações que vou guardar, tal...
Ao ler o post, João, lembrei-me do que me disseram...
No dia do Juízo Final esta escória (des)humana...
Olá António:Obrigado pela informação, a dúvida é m...
Agradeço, Maria João. Principalmente porque as ros...
Boa tarde, continue, vai no bom caminho..."conveni...
o Rui esteve ontem no twitter a falar do assunto, ...
De onde se conclui que é perfeitamente espúrio o f...
arquivo
tags

todas as tags

outros lugares
Subscrever feeds

 

 

 

 

online