Terça-feira, 8 de Dezembro de 2009
Palmira F. Silva

 

A ignorância afirma ou nega veementemente, a ciência duvida (Voltaire)

 

O episódio 4 da série Cosmos, Céu e Inferno, é certamente um dos mais marcantes. Com todo o carisma que o caracterizava, neste episódio Carl Sagan conta-nos como os monges de Cantuária foram testemunhas em 18 de Junho de 1178 de um impacto lunar que alguns cientistas pensam ser o responsável pela cratera Giordano Bruno. Uns séculos mais tarde, em 30 de Junho de 1908, uma explosão abalou a Sibéria, projectando árvores a milhares de quilómetros de distância e produzindo um estrondo que se ouviu em todo o mundo.  Sagan parte destas catástrofes naturais para Vénus, cuja atmosfera «infernal», com temperaturas dantescas devido ao efeito de estufa,  utiliza para alertar que o nosso pode ser o destino de Vénus. Sagan lança assim, em 1980, um aviso para a necessidade de medidas de protecção do nosso frágil planeta azul.

 

As alterações climáticas devidas a efeito antropogénico, que, contrariamente ao que alguns pensam, não se reduzem ao efeito de estufa, estão certamente na ordem do dia mas as «paixões» que geram são por vezes contraproducentes para a consciencialização de um problema muito complexo.

 

Ainda na série Cosmos, no último episódio, Sagan adverte-nos para algo que aborda com mais detalhe n'«O Mundo Infestado de Demónios», algo também subjacente ao meu «Pensamento mágico e sono da razão»:  «as consequências do analfabetismo científico são muito mais perigosas na nossa época do que em qualquer outro período anterior, devido aos perigos potenciais dos avanços tecnológicos na vida quotidiana, quando mal utilizados».

No capítulo 19 do livro, Sagan transcreve um artigo que publicou na revista Parade, em meados da década de 90. O artigo analisava as competências científicas dos alunos norte-americanos e as razões subjacentes à fraca prestação dos alunos do seu país,. Sagan termina o capítulo explicando por que considera importantes os investimentos continuados em ciência e em educação de ciência. E estes motivos são tão diversos como uma escolha mais fundamentada dos candidatos nas próximas eleições ou das melhores opções para proteger o planeta.

 

Numa altura em que o mundo tem os olhos pregados em Copenhaga, esperemos que os governantes mundiais que se reunem para decidir o sucessor do tratado de Quioto façam as suas escolhas de forma informada e não de ouvido ou com as certezas da ignorância.


3 comentários:
De aorta a 8 de Dezembro de 2009 às 11:13
"Numa altura em que o mundo tem os olhos pregados em Copenhaga, esperemos que os governantes mundiais que se reunem para decidir o sucessor do tratado de Quioto façam as suas escolhas de forma informada e não de ouvido ou com as certezas da ignorância."

conhecendo aquilo que se conhece dos líderes mundiais, facilmente se percebe que as decisões vão ser tomadas de forma informada e principalmente, vão ser cumpridas e postas em prática, a exemplo das medidas que foram tomadas no rio e em quioto (até já imagino o lula a ler um compêndio de física, entre outros).

aliás, outra coisa não seria de esperar depois dos sucesso das "milhares" de conferências realizadas para acabar com a fome e pobreza no mundo.

agora que copenhaga está transformada num circo mediático, que apenas serve para os jornais (esses inúteis) fazerem editoriais conjuntos para "salvarem" o mundo , enquanto imprimem as suas medíocres notícias em papel resultante do abatimento de milhões de árvores.

agora que o discurso da salvação desceu dos céus à terra e que a hipocrisia nunca foi tão longe, resta-nos a esperança, o último dos 10 mil males da caixa de pandora.  


De ezekiel a 8 de Dezembro de 2009 às 12:03
Eles estão preocupados com a situação. :)


http://www.youtube.com/watch?v=0aZgFyLQgHc&feature=fvw


De Sofia Loureiro dos Santos a 8 de Dezembro de 2009 às 12:59
Excelente post .


Comentar post

Autores
Alexandra Tavares-Teles
Ana Matos Pires
Ana Vidigal
Diogo Serras
Domingos Farinho
Fátima Rolo Duarte
Fernanda Câncio / f.
Filipe Nunes
Gonçalo Pires
Hugo Mendes
Inês de Medeiros
Inês Meneses
Irene Pimentel
João Cóias
João Galamba
João Pinto e Castro
Maria João Guardão
Mariana Vieira da Silva
Palmira F. Silva
Paulo Côrte-Real
Paulo Pinto
Shyznogud
Tiago Julião Neves

Arquivo

Isabel Moreira

Miguel Vale de Almeida

Rogério da Costa Pereira

Rui Herbon

correio | twitter | facebook

Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9

19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


artigos recentes

O que parece é?

têm medo de quê?

pobreza estrutural

Bons exemplos.

Era da era das discotecas...

dia c

10- Ryuichi Sakamoto

Também com prata da casa

É amanhã

(contorne a crise) | Vá à...

Como eu deixei de me preo...

Liliana Porter @Lisboa

9- António Pinho Vargas

MESA REDONDA | JOSEF ALBE...

"Auschwitz? Que se passou...

últimos comentários
claro que é
Lindissimo!
Caríssima, Espero que tenha ficado elucidada acer...
Na necessidade de estarem operacionais/preparados ...
Mraravilhoso. Venham mais 10 : ansiosamente espera...
sim, pedro, é.
Igualdade, liberdade e fraternidade. Hm...
Já agora, curiosamente, hoje é o Dia Internacional...
welcome, you are.
As intenções parecem-me boas e genuínas. A carênci...
arquivo
tags

todas as tags

outros lugares
Subscrever feeds