analisando as listas submetidas pelos partidos para as audições na comissão de ética, constato a absoluta ausência, à excepção do obercom, de especialistas dos media não formais (blogues, twitter, facebook). não sei se esta ausência se deve ao facto de a comissão em causa ser a da comunicação social e esta ser entendida no sentido restrito ou 'clássico' (seria aliás muito interessante discutir se os blogues são ou não parte disso que se denomina de 'comunicação social') ou à indiferença/ignorância em relação a um dos veículos mais notórios da expressão da liberdade mediática que se vive neste país.
poderia, é claro, ensaiar uma explicação conspirativa desta ausência -- a de que incluir a blogosfera nestas audições demonstraria o ridículo da alegação de vivermos num país sem liberdade de expressão. mas acho mais interessante assinalar que apesar de um dos grandes especialistas em asfixia democrática do universo em geral e de portugal em particular ser deputado do psd e andar há mais de um ano numa incansável cruzada para denunciar a 'manipulação tentacular governamental' na blogosfera como um dos maiores atentados à liberdade de expressão jamais lobrigados, com alegações de financiamentos ocultos e 'carteiras no gabinete do pm', ao seu grupo parlamentar não ocorreu auditar essa comprovadíssima teoria. esperançadamente, paulo rangel estará neste momento a ultimar uma alocução no parlamento europeu sobre a matéria. depois de jurar que 'portugal não é um estado de direito' e que leite pereira 'censurou um conhecido jornalista por sugestão do pm', só falta mesmo a descrição truculenta da tomada pela força do vil metal e da ameaça 'soez' da indefesa blogosfera tuga.
De Anónimo a 9 de Fevereiro de 2010 às 17:14
O título deste post condiz com o texto deste post. Parabéns, acaba de (tentar) desviar a atenção. E a qualidade do café nas mesas da comissão, não interessa também para o caso?
De Tiago Mendes a 9 de Fevereiro de 2010 às 17:15
Fernando,
"Acreditando" que achas mesmo o final do teu texto o mais importante, desafio-te a explicares como e' que, na pratica, seria possivel provar a teoria de existirem assessores a "abrantizar" por ai. So' havendo uma forma plausivel de o fazer e' que a tua critica sobre a passividade de alguns e' que tem legitimidade.
Quanto 'a parte "menos importante" do teu post (deixa-me rir), pela enesima vez ninguem disse que a liberdade de expressao "acabou" em Portugal, ou que "nao existe", mas sim que existem indicios de que o poder politico agiu de forma que condiciona e diminui a liberdade de imprensa e comunicacao social, o que, por sua vez, diminui o "grau" de liberdade de expressao que se vive neste pais. Ate' rankings internacionais sobre isto, portanto nao e' preciso insistir na ideia de que se trata de avaliar gradativamente a liberdade que temos, mas sobretudo a forma como ela tem evoluido e, nisso, a parte que se deve a interferencia politica.
Qts vezes terei de repetir isto?
Como a tua mencao sobre a blogosfera e' "irrelevante", suponho que a Palmira Silva possa pegar nisso e, passando-se Big, Big Time!!!, faca um post sobre o Irao, esclarecendo que 'a e' que eles se passam big time, porque nem ao Facebook e' possivel aceder com normalidade.
De
f. a 9 de Fevereiro de 2010 às 17:20
tiaga,
q parte de 'séria' é q não percebeste?
quanto ao 'ninguém disse q a liberdade d expressão acabou em portugal', aconselho-t a ouvir as declarações do euro-deputado paulo rangel. era simpático q começasses a informar-t sobre os pressupostos factuais antes d disparar. ainda ficas sem balas antes do momento certo.
De nuvens de fumo a 9 de Fevereiro de 2010 às 17:24
Aliás , na opinião do grande demagogo Rangel, o estado democrático acabou em portugal, sendo apenas uma democracia formal.
Atingiu um patamar de parvoíce difícil de imaginar
De
RN a 10 de Fevereiro de 2010 às 00:41
Bastava este tiaga para justificar a visita :)
De Anónimo a 9 de Fevereiro de 2010 às 17:35
Mas o PS indicou os nomes de Emídio Rangel, João Marcelino e José Leite Pereira.
Sem dúvida, três jornalistas, ISENTOS, no sentido pleno da palavra.
De
f. a 9 de Fevereiro de 2010 às 17:47
anónimo, mete-me nojo para além do q posso exprimir a insistência com q s põe em causa a idoneidade pessoal e profissional das pessoas com absoluta leveza, como s s tratasse d uma brincadeira e não de assassinato sistemático de carácter..
De Morgadinho a 9 de Fevereiro de 2010 às 17:48
No caso de serem essas as personalidades indicadas pelo PS, creio que há uma omissão indesculpável, porque falta manifestamente o Paulo Baldaia para completar a lista dos directores de informação do "amigo Joaquim".
De nuvens de fumo a 9 de Fevereiro de 2010 às 17:54
isto está a tornar-se um circo
De fernando antolin a 9 de Fevereiro de 2010 às 19:07
Pois é , nimbo-estrato, é o que dá quando se uns criticam alguém levam com argumentos de assassinato de carácter etc e no entanto por aqui já se chamou de mentiroso e mais não sei o quê a Pachecos,Isildas etc.
ce qu'il y a d'encombrant dans la morale c'est que c'est toujours la morale des autres, disse não sei quem.
E olhe que concordo que este circo tornou-se um local mal frequentado
De
f. a 10 de Fevereiro de 2010 às 01:01
fernando, confundir assassinato de carácter, ou seja, por exemplo, pôr em causa a idoneidade de alguém com base em algo como 'ele foi elogiado pelo pm', com apontar mentiras a mentirosos é um bocadinho d confusão a mais, sobretudo tendo em conta q não o tenho na conta nem d parvo nem d irredutível. mas vai-s a ver e enganei-m. acontece-m mto.
De fernando antolin a 10 de Fevereiro de 2010 às 12:58
Os seus argumentos,Fernanda,terão necessariamente para si, o valor e a força que outros vêem naqueles que exprimem.Só isso.Creia que não sou irredutível e parvo,enfim,terei o meu grãozinho como em tudo.Mas acho que não abuso. e volto a concordar com o núvens,está um circo montado,ninguém está bem na foto e esta terra já viu melhores dias.Não se zangue comigo,continuo a gostar de a ler e de discordar de (quase) tudo o que escreve.Já não tenho salvação...se um dia nos encontrarmos nalguma reunião de blogs e com a concordância da Palmira, a Fernanda absolve-me...
De fernando antolin a 9 de Fevereiro de 2010 às 19:08
Pois é , nimbo-estrato, é o que dá quando se uns criticam alguém levam com argumentos de assassinato de carácter etc e no entanto por aqui já se chamou de mentiroso e mais não sei o quê a Pachecos,Isildas etc.
ce qu'il y a d'encombrant dans la morale c'est que c'est toujours la morale des autres, disse não sei quem.
E olhe que concordo que este circo tornou-se um local mal frequentado(o circo é o País, bem entendido)
De
f. a 9 de Fevereiro de 2010 às 17:54
vide meu comentário anterior. acrescentando q conheci o paulo baldaia como chefe de redacção do dn da equipa de miguel coutinho e de raul vaz, equipa essa nomeada pela pt durante o governo durão barroso e à época considerada suspeita de simpatias sociais-democratas (mudam-s os tempos, etc). considero o paulo baldaia um dos melhores e mais eficientes jornalistas/editores q conheci na vida. e acho verdadeiramente triste q o seu nome seja apropriado nesta guerra suja sej por quem for.
De
f. a 9 de Fevereiro de 2010 às 17:55
rectificação: a equipa d coutinho foi nomeada durante o governo d santana lopes.
De Morgadinho a 9 de Fevereiro de 2010 às 18:06
Mas, verdadeiramente, o que importa discutir com bastante detalhe é saber se a detenção do capital sobre as empresas de comunicação social pode ser um meio de condicionar a sua linha editorial. Alegadamente era isso mesmo que se pretendia com a aquisição da Media Capital pela PT e a possibilidade de, por essa via, afastar Moniz da direcção da TVI. Acresce que a linha editorial dos órgãos de comunicação social dirigidos por pessoas como João Marcelino foram mesmo elogiadas pelo PM. E o facto da Controlinveste de Joaquim Oliveira dominar todos esses meios de comunicaçãoe e o PS indicar os seus directores de informação para audição não se afigura, de todo em todo, uma mera coincidência. Será?
PS: Um exemplo....a f. podia expressar a sua opinião jornalística sobre o facto de este fds, depois do caso Mário Crespo, o JN não chamar à capa sequer as notícias do Sol? Haverá um critério jornalístico que justifique esse facto?
De
f. a 9 de Fevereiro de 2010 às 18:23
morgadinho, deve-lhe ter passado despercebido o facto d haver alegações d q há blogues, incluindo ao q ouvi dizer este, financiados pelo governo e portanto condicionados desde logo na sua linha editorial. custa-m um pouco a perceber q s faça cavalo d batalha dessa alegação e ósdepois quando chega a hora da verdade nada.
quanto ao seu comentário, aconselho-o a rever a sua argumentação. é muito interessante a passagem do primeiro para o segundo período, por exemplo, para não falar do extraordinário q é fazer dos elogios ou das críticas de uma determinada pessoa a aferição da idoneidade de profissionais. como é deslumbrante constatar q a inclusão de uma série de directores de jornais na lista do ps q faltavam na lista do psd lhe chamou mais a atenção q, por exemplo, a ausência do grupo impresa, dirigido pelo militante nº 1 do psd, da lista submetida pelo psd.
não li o jn este fim d semana. mas parece-m saudável q jornais diferentes tenham, até dentro do mm grupo, critérios noticiosos diversos. creio q é isso até a liberdade: a possibilidade de não só ter mas tb evidenciar perspectivas diferentes. fico sempre um pouco espantada quando em nome da liberdade se exige a uniformidade. não é uma visão com bons pergaminhos históricos.
De Morgadinho a 9 de Fevereiro de 2010 às 18:17
Curiosamente, era o próprio Paulo Baldaia que os intervenientes na aquisição da Media Capital pela PT cogitavam indicar para ser o novo director de informação da TVI.
De
f. a 9 de Fevereiro de 2010 às 18:32
tenha ao menos a coragem d dizer o q quer dizer c isso e junte-lh o seu nome e identificação.
De Morgadinho a 9 de Fevereiro de 2010 às 18:41
Apenas quero dizer que quem arrasta o nome de Paulo Baldaia para uma "guerra suja" é quem acha que o seu nome é indicado para concretizar uma possível alteração da linha editorial de um orgão de comunicação com fito de um obter um ganho partidário. Só isso. Talvez deva começar por condenar esses (o que ainda não fez) antes de imputar aos outros o propósito espúrio de "enlamear" o nome de outros...
Sobre o nome e identificação terei todo o gosto em o indicar no dia em que exigir o mesmo para quem escreve sob o anonimato e com propósitos esses evidentes em blogs como o Câmara Corporativa.
De
f. a 9 de Fevereiro de 2010 às 18:51
releia o q escrevi. está dito: seja quem for. mas o morgadinho, obviamente, não lê o q está escrito: lê o q já decidiu q esá escrito antes mesmo d o ser.
nada tenho contra o anonimato na blogosfera ou contra o uso d pseudónimos em geral, desde q não sirva para caluniar. isto já foi dito e redito, naturalmente. aqui fica + uma vez.
De
Valupi a 9 de Fevereiro de 2010 às 17:53
Só para confessar a minha apreensão com o uso do nome "Fernando". Temi ser mais uma revelação captada em escutas que atentasse contra o meu estado de espírito.
Carry on.
(entretanto, se a blogosfera faz manifestos, petições e manifestações, talvez seja altura de o Parlamento a reconhecer como espaço de cidadania)
De
f. a 9 de Fevereiro de 2010 às 17:59
my point exactly, valupi, sendo q é como espaço mediático e não d cidadania q deveria ser incluída nestas audições -- a comissão em causa não é a dos direitos, liberdades e garantias mas da ética e comunicação social.
De Tiago Mendes a 9 de Fevereiro de 2010 às 17:59
nao respondeste a isto:
"desafio-te a explicares como e' que, na pratica, seria possivel provar a teoria de existirem assessores a "abrantizar" por ai. So' havendo uma forma plausivel de o fazer e' que a tua critica sobre a passividade de alguns e' que tem legitimidade."
como e' que se faz isto? e' mesmo uma pergunta
De
f. a 9 de Fevereiro de 2010 às 18:08
tiago, estás decerto com o ironómetro avariado. mas aqui vai uma ajuda: se calhar deverias perguntar a quem acusa como é que tem a intenção de provar. costuma ser assim. sendo q as audições parlamentares não são, embora haja quem assim as julgue, um tribunal e a ideia de 'prova' lhes seja bastante alheia. trata-se d 'ouvir', não d 'julgar'. e se há deputados q sistemática e incansavelmente descrevem uma operação 'concertada' d manipulação governamental da blogosfera, não vejo como esse 'facto' poderá estar arredado de audições parlamentares sobre alegado condicionamento da liberdade de expressão.
De António Cunha a 9 de Fevereiro de 2010 às 17:57
Como me estou a rir neste momento.
ahahahahahahahahaha
Continue "fernando" continue... Está ser melhor de que poderia imaginar.
De pedro frederico a 9 de Fevereiro de 2010 às 18:00
Boa tarde, o debate está perdido, não há hipótese, há dois lados numa barricada (infelizmente nunca vi o país tão dividido); a pergunta que eu faço gostaria que fosse respondida no silêncio da sua intimidade e muda, não preciso da resposta...
as pessoas defensoras deste PM (têm todo o direito de o fazer, claro) no escuro, naquele momento solene e pessoal antes de adormecer, sentem-se bem com o país e com quem nos governa? eu sinto-me bem comigo e sinto-me bem ao dizer (há anos) este senhor faz, fez e fará muito mal a Portugal...desde os nossos bolsos até liberdades que tinhamos por asseguradas e que o PM e a sua fabulosa "entourage" encarregam-se de destruir, enbrutecendo mais o que já eram e pondo caviar na mesa de outros (enquanto mastigam , não falam)...
PS: se recusar este comentário dá-me razão redobrada...
De
f. a 9 de Fevereiro de 2010 às 18:12
agradeço-lh ter vindo juntar-s à companhia dos q acorreram a provar o título do post.
Diz que o pais esta dividio entre duas barricadas, como uma especie de critica; depois diz que nao quer resposta; assume igualmente um dos lados dessa barricada dizendo que o outro lado esta a portar-se muito mal e que deveria ter peso de consciencia; por ultima refere que a recusa de publicacao do seu post traz consequencias ainda piores, 'a la mario crespo. Parece-me que tem demasiadas certezas sobre causas e consequencias, quando a sua critica original convida a uma abordagem oposta a esta tematica. No fundo, voce faz parte dessa divisao em barricadas, e que eu considero e' o que faz que nesta discussao so haja viloes e consequencias negativas.
ps: se este comentario for recusado, leva com 10 anos de azar.
De pedro frederico a 9 de Fevereiro de 2010 às 18:35
Boa tarde, exacto Sr Paulo, acertou em tudo...o que faria se um dos lados se barricasse e disparasse?? abrigava-se do seu lado? ou desatava a correr em direcção às balas deles? a barricada não fui eu que a criei, aliás, atribuo a culpa ao outro lado...
eu sinto-me muito bem a desgostar deste PM e digo-lhe....sinto-me livre enquanto alguns estão "presos" e já não têm saída digna...e mais não preciso de tribunais nem escutas nem nada, já topei há muito tempo quem é o PM, há muito, chame-me bruxo se o entender...eu chamo-me digno de ter um pouco de cérebro meu e só meu...
Pedro Frederico, fico feliz por nao ter um cerebro colectivo, porque ja se discutiram coisas bem estranhas que vao desde demonios a dimensoes paralelas.
Agora a serio, nao ha necessidade nenhuma de ninguem se esconder nem disparar as balas. De repente parece que toda a gente se esquece que o estado de direito assenta na confianca das pessoas nas instituicoes, e isso pressupoe racionalidade, calma, e tramites proprios a ser seguidos. Estou a ver que em nome da defesa da "democracia" e da "liberdade de expressao" ha demasiada gente a atentar contra ela, apontando o dedo aos outros. Nao gosto, pensei que isto se cingia a histerismos nos EUA, e sinto-me um pouco decepcionado com TUDO e todos.
De tiago Mendes a 9 de Fevereiro de 2010 às 18:03
mais aqui se quiseres ler
http://desabrantizante.blogspot.com/ (http://desabrantizante.blogspot.com/)
De António a 9 de Fevereiro de 2010 às 18:41
Pergunto-me: "Quando tudo isto passar, que imagem o espelho lhe irá reflectir?"
De aires bustorff a 9 de Fevereiro de 2010 às 18:56
Tudo isto é demasiado surreal
e vergonhoso
num país em profunda crise
e,
a suportar algo de bom,
só pode ser a ampla liberdade de bater no governo
e sobretudo em JS...
Alguns destes comentarios
ataques pessoais
bem demonstram
como a luta tem de continuar
Das tocas saiem
os que não aceitam a manifestação de voto
dos dias 27 set e 5 Out p.p.
no entretanto,
agridem, insultam touti quanti
tentando estabelecer o medo
como outros fizeram
primeira metade seculo passado
força f
q a caravana há-de passar...
abraço
De C. a 9 de Fevereiro de 2010 às 19:05
A Associação dos Juízes e a dos magistrados do MP também quer esclarecimentos.
Mas é tudo uma patetice.
Não leram os seus posts, é o que é.
De
f. a 10 de Fevereiro de 2010 às 00:58
é d facto uma surpresa. inesperada.
De Nuno a 10 de Fevereiro de 2010 às 16:44
Não conheços estes 2 partidos! São novos? É que pelas declarações dos figurões que as lideram comportam-se tal qual como partidos políticos. Deviam ir a votos tal como os outros!
Comentar post