Este governo produz admiráveis contributos para a língua portuguesa, digna do newspeak de Orwell. Atente-se nas afirmações poéticas do ministro José Pedro Aguiar Branco, hoje (nos noticiários da Antena 1): "A execução orçamental é um desafio de dimensão nacional, e para o qual cada um de nós é convocado seja em que função que esteja a desenvolver a sua atividade; eu acho que é altura de nós mudarmos o léxico e não falarmos de cortes mas falarmos, sim, de sustentabilidade. Portugal tinha um problema de sustentabilidade. Todos nós somos um galho na árvore que nos conduz à vitória, e cada galho é absolutamente fundamental, desde o mais pequenino ao maior".
Daqui se depreende que:
1. Cada português soma, aos seus deveres de cidadão, mais um: o de executar o orçamento de Vítor Gaspar. Mas não é obrigado, é "convocado".
2. Não há cortes, há sustentabilidade; "cortes" é feio, frio, pouco poético, mudemos o léxico, fica o problema resolvido. Deduzo que não é possível "sustentar" a educação, a saúde, a solidariedade social, a investigação científica; sustente-se, sustente-se.
3. Portugal é uma árvore rumo à vitória. Bela metáfora vegetal. Poder-se-ia sugerir, em alternativa, que "flutua como uma bigorna" ou que "voa como um molho de bróculos".
4. Cada um de nós, para rematar, é um galho dessa árvore em movimento, eppur si muove (talvez levada por uma enxurrada, não?). Todos são necessários, desde o minúsculo raminho ao grosso tronco, para cumprir o objetivo enunciado no ponto 1. Uma grande árvore a caminho da vitória (ou seja, da poda "sustentada"), onde os galhos são convocados para executarem um orçamento. Que lindo. Sai um Nobel da Literatura para a mesa dois. Mas que poda esta.
José Pedro Aguiar Branco mete-se em assuntos em que manifesta profunda e completa ignorância. Foi um ASNO que, devorando os sarmentos de uma videira, deu a ideia de podá-la e que cabras, ovelhas e BURROS foram os descobridores da poda e portanto são chamados de os pais da poda. Desconhece também que há vários tipos de poda: poda de formação, poda de limpeza, poda de frutificação. Devemos por isso indicar-lhe a poda de frutificação, mais relacionada à produção de frutos: quantidade, qualidade, regularidade.
Mas, infelizmente, os ASNOS não registam patentes.
Uma coisa Aguiar Branco sabe: preparar com antecedência os utensílios da poda, como por exemplo: amolar as ferramentas.
...este faz equipa com o merceeiro...dão aulas de religião e moral ao povo e enquanto benzem com uma mão agasalham a massa com a outra...nos arquivos dos seus escritórios devem morar muitos das inúmeras golpadas ...sarl…sarl…sarl
Isabel Moreira
Miguel Vale de AlmeidaRogério da Costa Pereira
Rui Herbon
