Sábado, 28 de Janeiro de 2012
João Pinto e Castro

Pedro Passos Coelho prometeu que o ajustamento orçamental se faria sem sacrifício para a classe média, mediante a simples eliminação das gorduras do estado. Prometeu que jamais mexeria nos subsídios de féria e de Natal. Garantiu que, com ele, prontamente melhoraria o rating da república. Eleito, prontificou-se a "ir além da troika". Detetou um desvio colossal nas contas do primeiro semestre. Para colmatá-lo, lançou um impostos extraordinário sobre os rendimentos. Logo depois, os trabalhadores ao serviço do estado e das suas empresas viram definitivamente cancelados os 13º e 14º meses. O governo garantiu que estávamos perto do ponto de viragem.
Porém, mais uma agência baixou o rating de Portugal. O risco de bancarrota subiu para os 70% e, no mercado secundário, aumentaram em flecha os juros da nossa dívida pública. Nos primeiros dias de janeiro, veio a público que Gaspar se esquecera de incluir no orçamento de 2012 o pagamento das pensões dos bancários. Esta semana, tivemos a confirmação de que não houve qualquer desvio na despesa pública; inversamente, a receita caiu a pique no final do ano em resultado da recessão induzida pelo ataque ao rendimento disponível dos cidadãos.
Em pouco mais de seis meses, esvaíram-se em fumo todas as delicodoces juras de Passos Coelho. Eis a fatura de ir além da troika.
Será Passos Coelho um mentiroso? Não, apenas um tolo facilmente manipulado pela gente determinada que o rodeia.
Sabe-se que foi longamente preparado numa incubadoura controlada por figurões como Ângelo Correia e Ilídio Pinho. Como todas as pessoas incultas, dedica uma fé supersticiosa a gente como Gaspar, munida de diplomas académicos cuja natureza e valor não entende. Imaginamo-lo deslumbrado nos fóruns europeus no meio dos grandes da europa, com os quais pode trocar algumas palavras sobre a chuva que foi encontrar em Bruxelas em comparação com o lindo tempo que faz por cá.
Se amanhã o seu governo cair e Passos seguir rumo a um exílio dourado, não haverá mal. Ele terá conseguido, num brevíssimo período de tempo degradar o estado social, descapitalizar a segurança social, reforçar a precariedade laboral e operar uma significativa descida dos níveis salariais - numa palavra, terá finalmente conseguido cumprir o programa oculto do PSD sem sequer o ter submetido a sufrágio.
Se isto não é um génio, o que será um génio?


6 comentários:
De Kruzes Kanhoto a 28 de Janeiro de 2012 às 20:09
Pena que os portugueses não tenham mau-génio...


De HP a 29 de Janeiro de 2012 às 01:22
Tão dolorosamente certo! Nada a acrescentar, infelizmente...É isto, só isto e tudo o que de resto se possa dizer são "devaneios" políticos.
HP


De primaveraverao a 29 de Janeiro de 2012 às 12:08
Se me permite :

Quem votou em Passos Coelho?
A quem enganou Passos Coelho.

O gang que o produziu falou longamente em toda a c.s. Vastíssimos tempos de antena e  páginas de jornais (todos).
Até o gordito das gorduras já está mais gordo.

Como podem tantos "arrependidos"-sem-vergonha falar o contrário de ontem. 

Os que saltaram sobre um tal PEC IV vão ter que explicar ao povo a razão de tanta ganância por um poder agora usado contra a classe média, funcionários públicos e reformados.

Tansportes/passes,  um insustentável roubo aos salários baixos, idosos e jovens.

Os solidários da Coligação Negativa vão ter que explicar muito bem ao que vinham : afinal.

A paciência esgota-se.
Talvez a metáfora seja mais:

Génio-ilusionista-em-circo-de-rua.
Adereços : escadote, cabritos e tambores grátis.
Partenaires : trapezistas voadores.
Rede de segurança : povo na corda bamba.






De fernando f a 29 de Janeiro de 2012 às 22:27
Cuidado, se começa a falar de bom tempo, debaixo de uma chuvada, ainda nos aplica mais um imposto; por falta de água, ou excesso de sol, ou dois. 


De Rui Rodrigues a 30 de Janeiro de 2012 às 11:10
A mim o que me incomoda, é a passividade de António José Seguro. E justificar essa atitude porque o PS assinou o acordo com a troika, parece-me um baixar de braços que não se admite ao líder do PS.

O PS não assinou nenhum acordo, para fazer tábua rasa de tudo o que os Portugueses conseguiram nas ultimas décadas.

Nem Portugal nem os Portugueses tem culpa da falta de visão de Merkel, na resolução do problema Grego. O problema de Portugal é em grande parte uma consequência do problema Europeu.

Precisamos urgentemente de um verdadeiro líder para o PS.


De fernando f a 30 de Janeiro de 2012 às 14:47
Elege-se Seguro, como elegemos Cavaco e Passos, damos um punhadão de votos ao PC, mais um punhadão, punhado ou punhadito ao BE. Se é verdade que há um problema de opções também é verdade que os optantes não ajudam.


Comentar post

Autores
Alexandra Tavares-Teles
Ana Matos Pires
Ana Vidigal
Diogo Serras
Domingos Farinho
Fátima Rolo Duarte
Fernanda Câncio / f.
Filipe Nunes
Gonçalo Pires
Hugo Mendes
Inês de Medeiros
Inês Meneses
Irene Pimentel
João Cóias
João Galamba
João Pinto e Castro
Maria João Guardão
Mariana Vieira da Silva
Palmira F. Silva
Paulo Côrte-Real
Paulo Pinto
Shyznogud
Tiago Julião Neves

Arquivo

Isabel Moreira

Miguel Vale de Almeida

Rogério da Costa Pereira

Rui Herbon

correio | twitter | facebook

Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9


24
25

26
27
28
29


artigos recentes

Pelo simbolismo

Talvez as minhas preferid...

"Can we really make a dif...

Já experimentou esta técn...

Saúde nos media

o cinema do tempo

Porque a Grécia hoje não ...

Outras maneiras de ver, à...

Violência objetiva

Público contra Público

Poderei estar a ser injus...

Regeneração contínua

Já saiu

"Preveni-a contra si, car...

Uma "honra" o tanas, Sr. ...

últimos comentários
Tempos de sonho, que cedo se esfumaram em realidad...
Tem toda a razão. Hitler não está no Index. Quanto...
Se leu o meu comentário há de verificar que não di...
não será antes Hé Hé?
Há uns tempos atrás um amigo meu afiançava que a ...
A morte de dois jornalistas, como outras mortes, é...
Ó Xico você está a defender as Igrejas "estultamen...
Eh, eh, Shyz , o Texas tem o Rick Perry , Portugal...
Máquina de propaganda - cartoon!Tem versão portugu...
De facto errei completamente o alvo, mesmo mais do...
arquivo
tags

todas as tags

outros lugares
Subscrever feeds