Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2012
Tiago Julião Neves

E agora pacientemente desmontando algumas das alarvidades ditas no Prós e Contras

Este é um post chato e gigante, que foi tão cansativo de escrever como será de ler, mas como não fiz a tropa aqui fica parte do meu serviço público. Senti a necessidade de escrever este lençol devido à manifesta incapacidade da moderadora do debate em filtrar os factos e os argumentos sérios da aldrabice demagoga utilizada por alguns convidados. Gabo a paciência de quem o ler e peço desculpa por alguma incorrecção.

 

1.     A energia elétrica em Portugal é a mais cara da Europa e a culpa é das renováveis?

Pura e simplesmente isso é falso. Antes do recente aumento do IVA, o custo da energia elétrica em Portugal estava abaixo da média da UE e dos valores praticados em Espanha. Ver tabela abaixo.

 

A energia elétrica em Portugal antes do aumento do IVA, suportava 6% de IVA, 8% de taxas municipais e 2% para sustentar o diferencial de custos das ilhas (Açores e Madeira). O total destes impostos (16%) era equivalente aos impostos médios sobre a energia na Europa.

 

O atual agravamento de 6% para 23% decidido pelo atual governo (a troika não obrigava a um aumento desta magnitude) elevou o custo final da energia elétrica para o setor doméstico (os industriais descontam o IVA) em 17%. Desta forma a componente de impostos e taxas em Portugal no setor doméstico atinge agora os 33%, a mais alta de toda a Europa e praticamente o dobro da média comunitária. O que permitirá ao Governo arrecadar uma receita fiscal na ordem dos €400 milhões. Este é um tema que tem sido ocultado na discussão pública e que de facto explica o forte agravamento do preço da energia, que se deve a uma opção política e não à insustentabilidade do sistema. Mais grave, ao tomar a opção de aumentar o IVA sobre a energia para o valor máximo, o Governo ficou sem margem para aumentar o preço da energia elétrica, que possibilitaria reduzir (ou pelo menos não aumentar) o défice tarifário.

 

Acresce que a energia elétrica produzida com base em combustíveis fósseis não paga a esmagadora maioria das externalidades que a sua utilização produz (ver PNALE), mas a partir de 2012/13 terá de pagar todas as licenças relativas às emissões de CO2.

Saliente-se que em Espanha o governo passou o défice tarifário para o orçamento de Estado, tem cerca de 30% de energia nuclear, o imposto é bastante mais baixo e a energia elétrica é mais cara do que em Portugal.

 

 

 

2.     A estratégia seguida pelos anteriores governos foi ruinosa?

Os resultados da política energética portuguesa dos últimos anos estão bem patentes no inquérito ao consumo da DGEG, em que a procura de energia final é satisfeita em 30% com recursos endógenos. Resultado notável, impensável há dez anos.

Já respondi a muitas destas questões em n posts anteriores e não me vou repetir ad aeternum, direi apenas que a política energética portuguesa dos anteriores governos permitiu compatibilizar um forte investimento nas energias renováveis, com a produção de energia elétrica a um custo abaixo da média comunitária, com a geração de emprego e de riqueza, com a redução de importações de recursos fósseis e com o aumento das exportações de equipamentos associados às energias renováveis.

Em 2012 Portugal tem um modelo energético mais sustentável económica e ambientalmente do que se tivesse optado por um modelo alternativo assente nos combustíveis fósseis ou no nuclear. Estão criadas as condições para que em 2020 esta tendência seja reforçada com o fim das tarifas garantidas de grande parte da produção renovável.

Erros existiram com certeza, mas sem dúvida as renováveis são parte do sucesso e não o core de um problema. Estamos no rumo certo no setor elétrico e o focus agora deve ser na melhoria da eficiência energética ao nível dos transportes, dos edifícios e da indústria. O grande calcanhar de Aquiles é o setor dos transportes que consome a maior fatia da energia primária (38,4%) e que está cativo dos derivados de petróleo. Estes, em termos físicos representam 50% das nossas importações energéticas, mas em termos financeiros representaram cerca de 80% em 2010. Isto sim é uma catástrofe.

 

 

3.     As energias renováveis intermitentes reduzem a competitividade da indústria?

Nunca é de mais referir que as energias renováveis solar, hídrica e eólica apenas são pagas pelos consumidores domésticos, não afetando por isso a competitividades da nossa indústria. Aliás a questão da competitividade da indústria portuguesa está muito pouco relacionada com o preço da energia que está abaixo da média da UE para a esmagadora maioria dos consumidores.

 


4.     A comparação do preço de energia deve ser feita com base na paridade do poder de compra?

Este foi dos melhores exemplos da conversa demagógica de Patrick Monteiro de Barros. Basta pensar 2 segundos para concluir que quando se vai encher o depósito na bomba de combustível o funcionário não lhe faz desconto por ser português. Portugal como a esmagadora maioria dos países é price-taker no mercado energético, ou seja, o nosso País não tem qualquer poder de influenciar os preços internacionais praticados para os recursos fósseis necessários à produção de eletricidade. Estamos portanto totalmente expostos à volatilidade de preços destes recursos importados.

 

Patrick Monteiro de Barros quer muito operar no setor, mas pelos vistos ainda não percebeu que o gás que se queima na central mais eficiente da Europa, o carvão que se queima em Sines e o gasóleo e a gasolina que alimentam o nosso obsoleto sistema de transportes tem um preço imprevisível e que não podemos influenciar. É uma ignorância conveniente porque reconhecer o contrário apenas ajudará as pessoas a concluir que só o investimento sustentado nas energias renováveis e na eficiência energética nos tornará mais independentes energeticamente.

 


5.     O Governo deve reduzir as remunerações acordadas dos contratos atualmente em vigor de energias renováveis?

As únicas energias renováveis que foram objeto de correções tarifárias foram a eólica e a solar (pelo DL 33-A/2005, aliás da autoria de Manuel Lencastre, ex-Secretário de Estado da Energia e subscritor do manifesto) e pelo DL 225/2007 foi novamente corrigida. O posterior concurso das eólicas baixou mais uma vez o preço da energia eólica em 10% face ao regime de 2004. Por estas diferentes intervenções, esta energia desde o E4 teve uma redução de custos de 30%.

 

O atual preço, por ser dos mais reduzidos da Europa, levou a que o segundo qualificado da proposta das eólicas, até ao momento esteja praticamente parado no desenvolvimento do seu portfólio, ou seja, no setor das eólicas os Governos anteriores atuaram de forma a adaptar a tarifa à redução do custo da tecnologia. Neste momento temos a tarifa mais barata da Europa e reduções adicionais não são possíveis sem graves consequências para a confiança dos investidores, para a indústria/economia nacional e para o mix futuro de energia.

 

A troika não obriga a baixar tarifas, o que a troika diz sobre os “Esquemas de apoio à produção de energia em regime especial (co‐geração e renováveis)” no ponto 5.9 é que “Em relação aos atuais contratos em renováveis avaliar, num relatório, a possibilidade de acordar uma renegociação dos contratos, com vista a uma tarifa bonificada de venda mais baixa.”

 

A irresponsabilidade de quem acha que o Estado se pode dar ao luxo de não garantir a estabilidade/legalidade dos incentivos que livremente estabeleceu e que pode alterar arbitrária e unilateralmente contratos assinados de boa fé, entre duas partes com livre arbítrio, sem consequências devastadoras ao nível da confiança dos investidores, é de facto extraordinária. Isso equivale a dizer que a palavra do Estado Português vale zero e um Estado sem credibilidade não só não consegue captar investidores como acabará por perder os que atraiu no passado, receosos de que no futuro não consigam recuperar os investimentos planeados/realizados.

 

Se o Estado faz maus negócios a forma de os resolver não é agir de forma discricionária mas punir política, civil e criminalmente quem os fez em nome do Estado. E no caso das renováveis o Estado fez um bom negócio com consequências diretamente observáveis na criação de riqueza e emprego, promoção da investigação e inovação, e redução do défice da balança de pagamentos.

 


6.     O nuclear é uma solução viável?

A energia nuclear teve uma grande discussão no ultimo PEN em 1984, ocupou reputados economistas e engenheiros como o então ministro da industria Veiga Simão. O plano visava criar uma industria nuclear em Portugal com a introdução de três centrais de 1000 MW. Este plano para ser compatível com o mix português (já com uma forte componente hídrica) só era rentável se o consumo português em 2010 fosse o dobro do que se verificou, a população deveria ter então 12 milhões de habitantes.

 

Este plano teria um elevado custo e também por contestação popular foi abandonado. Iniciou-se o ciclo do carvão em 1982 com a construção da central de Sines a que se seguiu a do Pego. Posteriormente apareceu o ciclo do GN com as centrais de ciclo combinado. O projeto nuclear foi abandonado apesar da única vertente endógena ser a hídrica e a tecnologia do ciclo combinado a gás natural não ter sido ainda inventada.

 

Hoje a discussão do nuclear em Portugal é um exercício ingrato porque dado o descrédito generalizado desta tecnologia no mundo, a maioria dos apoiantes são aqueles que querem fazer negócio. Temos tecnologias na hídrica, na eólica, no fotovoltaico, na biomassa, no GN e um mix equilibrado. Acresce que a nuclear em nada ajuda a resolver o nosso problema energético nos transportes, que deveria ser a prioridade.

 

 

7.     O nuclear é uma solução barata?

Num sistema elétrico o preço de uma tecnologia não se pode ver per si, temos que analisar o preço final do mix. O nuclear ao ter uma reduzidíssima flexibilidade, não se consegue reduzir no vazio. Em países como Portugal, em anos de média hidraulicidade média, provocaria imenso desperdício de energia, ou obrigaria à redução de centrais térmicas com a respetiva perda de rendimento e incremento do preço da energia. A exportação não se consegue porque em Espanha o problema é idêntico.

 

O único pais do mundo em que o nuclear deveria ser o preço marginal (França com 80%) nunca explicou a decomposição do preço e este sempre foi definido politicamente. Em Espanha os dados apontam para um custo superior a 60€ MW/h nas centrais em funcionamento. Com os elevados custos para reforçar a segurança (pós-Fukushima) não se espera uma redução do custo do nuclear em nenhum país europeu, muito pelo contrário.

 

O preço do nuclear tem que incluir várias componentes nomeadamente a segurança. Poderá existir um nuclear mais barato se o conceito de segurança  do estado português for terceiro mundista ao jeito que o Sr. Patrick Monteiro de Barros e o Sr. Pedro Sampaio Nunes veem defendendo nos seus comentários sobre o desastre de Fukushima.

 

Em conclusão o nuclear “seguro” não é barato e nenhum pais até hoje apresentou a decomposição do preço do nuclear. Os países que têm nuclear não têm energia barata e a discussão sobre esta industria não se pode seriamente ter porque alguém quer muito fazer negócio. Em Inglaterra os proponentes querem um PPA (CAE) com preço fixo. E em Portugal?

 

 

8.     O que fazer agora?

Se o atual governo quiser aproveitar a onda demagógica do manifesto para destruir o atual modelo (assente na produção de energia com base em fontes renováveis endógenas, gás e carvão), aniquilando um cluster exportador que agrega competências de exceção do sistema científico tecnológico nacional, se quiser destruir a confiança dos investidores internacionais, basta dar o dito por não dito e cortar retroactivamente as tarifas da renovável eólica em Portugal (que já são das mais baixas da Europa) e entregar a condução dos negócios energéticos a Mira Amaral, Patrick Monteiro de Barros e Pedro Sampaio Nunes. Os exemplo que chegam do Reino Unido e as recentes declarações da Comissão Europeia não auguram nada de bom se for este o caminho.

 

Qual é a solução a seguir? Uma central nuclear como propôs Patrick Monteiro de Barros, ou fazer a vontade a Clemente Pedro Nunes e construir centrais de biomassa de grande escala e reduzida eficiência energética que ou destroem a fileira da floresta ou importam biomassa do exterior agravando o desequilíbrio da balança de pagamentos.

 

O que é que o Governo pensa no meio de tudo isto? Pensa que deve destruir a credibilidade do sistema energético (uma das poucas áreas onde ainda somos bem vistos e credíveis no exterior). O Governo devia perceber que lançar impostos em tudo não é solução para nada, como muito bem dizia Passos Coelho antes das eleições.

 

Convém recordar que a estratégia para a energia é uma estratégia para a economia e que não se deve reduzir à questão da eletricidade, que representa uma parte diminuta do consumo de energia primária. De acordo com os dados do inquérito ao consumo energético da DGEG 2010, Portugal no final de 2010, apresentava um consumo de energia  final de 17,7 Mtep e um consumo de energia primária de 22,7 Mtep. Os recursos endógenos, contribuíram com 5,3 Mtep (30%) para satisfazer esta procura final de energia. Como se pode ver no inquérito, este objetivo foi maioritariamente obtido através da contribuição da componente hídrica, eólica e biomassa (a contribuição da energia elétrica proveniente de fontes renováveis representou cerca de 11% do consumo final de energia e 52,7% da produção de eletricidade). Isto é um resultado assinalável, já que, o objetivo do estado Português negociado com Bruxelas para 2020 é de 31%. Conseguiu-se assim este objetivo 10 anos antes.

 

E onde devemos atuar agora? Claramente no setor dos transportes onde a nossa dependência do petróleo se reforçou, quer na redução continua da utilização dos transportes públicos, quer na degradação da ferrovia, com investimentos unanimemente considerados pelos especialistas  errados e tímidos.

 

Este manifesto nada tem a ver com a resolução dos reais problemas energéticos do país, já que as suas preocupações e as propostas eventualmente subjacentes não resolvem nenhum problema do País, quiçá poderiam ajudar a resolver os problemas económicos de alguns dos seus subscritores que já no passado apresentaram propostas que não só não resolviam nenhum problema do país como agravavam e muito o custo da energia elétrica na indústria.

 

Com as renováveis desenvolvemos Portugal, reduzimos a depêndencia energética, conservamos capital e criamos emprego.

 

Com o nuclear importaríamos tecnologia e exportaríamos capital que não temos.

 

 

23 comentários:
De Anónimo a 17 de Fevereiro de 2012 às 11:18
No site da ERSE há um documento em pdf com o título "composição dos preços de electricidade, incluindo os custos económicos de interesse geral". Nesse documento mostra-se que os chamados "custos económicos de interesse geral" representam 44% do valor da factura do consumidor doméstico. As eólicas consomem 15% dos CEIG, ou seja, representam cerca de 15% da minha factura.

Estou cansado de políticas que criam "riqueza", mais "investigação" e "inovação", mais a "balança de pagamentos", mais bla bla bla, mas que me deixam mais pobre. O Estado não cria "riqueza". Tira a uns para dar a outros. Todos ficam felizes menos eu e mais uns milhões como eu, que alimentamos toda essa "riqueza" e ficamos com os bolsos vazios.


De rui david a 17 de Fevereiro de 2012 às 15:38

15% de 44% são 15% do total? Boa!


De Jorge Xavier a 17 de Fevereiro de 2012 às 16:04

Não vale a pena, Rui. Os maiores cegos são os que se recusam a ver.


De Anónimo a 17 de Fevereiro de 2012 às 17:33
Obrigado por ter reparado no lapso. Representam 35% dos CEIG.
 
35% x 44% = 15,4%


De rui david a 18 de Fevereiro de 2012 às 03:36
Consultando o documento disponibilizado on line pela ERSE, "Composição dos Preços da Electricidade, incluindo os Custos de Interesse Económico Geral - estrutura dos preços de electricidade fixados para 2012", em
http://www.erse.pt/pt/electricidade/tarifaseprecos/precosdeelectricidade/Documents/Apres%20Composi%C3%A7%C3%A3o%20Pre%C3%A7os%20Electricidade%20%28CIEG%29.pdf
na página 4, está a composição dos preços de electricidade para o consumidor doméstico e a decomposição dos 25% correspondentes aos CIEG, dos quais, 16% são o sobrecusto das renováveis (todas). A subida do IVA de 6% para 23% representa uma subida abrupta de mais de 15% imposta ao consumidor final e estranhamente não suscita particulares sobressaltos.


De Anónimo a 18 de Fevereiro de 2012 às 19:08
Suscita, sim. No meu caso, a política do actual governo tem como consequência que nas próximas eleições não vote em nenhum dos partidos da coligação.


De henrique pereira dos santos a 17 de Fevereiro de 2012 às 11:31
Genericamente de acordo, mas com um mas relevante:
"a política energética portuguesa dos anteriores governos permitiu compatibilizar um forte investimento nas energias renováveis, com a produção de energia elétrica a um custo abaixo da média comunitária, com a geração de emprego e de riqueza, com a redução de importações de recursos fósseis e com o aumento das exportações de equipamentos associados às energias renováveis."
O mas é tudo o que está omisso ou não fundamentado neste parágrafo.
1) O forte investimento nas energias renováveis é simplesmente o resultado de um estabelecimento administrativo da tarifa. E aí seria relevante não pôr tudo no mesmo saco. O que se passa nas eólicas é bastante razoável, o que se passa no fotovoltaico, na co-geração e na biomassa é pornográfico. Distinguir o que deve ser aqui distinguido fortalece a argumentação de quem defende racionalidade no sector, mesmo incluindo nessa racionalidade a defesa face à volatilidade dos preços das energias fósseis; 2) Não percebi onde estava demonstração da produção de energia a baixo da média comunitária, porque o quadro anterior fala em preços no consumidor, o que, em Portugal, está deflacionado pela política de tarifas que isenta a industria do sobrecusto das renováveis (erradamente, era exactamente neste sector que o eventual aumento se traduziria um maior eficiência) e pela política de alimentação do défice tarifária. Fico por isso à espera da demonstração de que o custo de produção de energia é mais baixo que a média europeia (não digo que não seja, digo que não sei, e acrescento que dentro de limites razoáveis não tem problema nenhum a energia ser mais cara); 3) a geração de emprego e riqueza é que é mais wishfull thinking que outra coisa. Qual emprego? Qual riqueza? onde estão os números e qual é a fonte? E são tidos em conta os custos de oportunidade de uma actividade de capital intensivo numa altura de restrição de disponibilidade de capital? 4) a redução de importação de combustíveis fósseis não é uma virtude em si mesma, seria preciso discutir quanto custa essa redução de importações; 5) Idem para o aumento de exportações de equipamentos de energias renováveis (com que efeito nas importações? É que se vamos por aí, a maior exportação portuguesa tem sido petróleo (refinados, mas ainda assim, petróleo), como sabe); 6) A política dos últimos governos teria sido muito melhor se em vez de se focar na produção de energia, se tivesse focado no consumo, isto é, na expressiva melhoria da eficiência energética, o que não foi feito, infelizmente.
Nada disto tira ao essencial do post: a alternativa do manifesto não é uma alternativa melhor, mas não vale a pena defender o que foi feito sem que o distanciamento crítico permita cobrir alguns telhados de vidro da política anterior, sob pena de nos sair o tiro pela culatra.
Felizmente os defensores do manifesto são muito fraquinhos e as alternativas que defendem ainda mais, mas convém não facilitar.
henrique pereira dos santos


De Tiago Julião Neves a 17 de Fevereiro de 2012 às 15:09
Caro Henrique, concordo com algumas das coisas que diz, discordo de outras, mas estou entre reuniões. Vou tentar responder mais logo ou no fds. Obrigado


De Rafael Ortega a 17 de Fevereiro de 2012 às 11:31
Farta-se de dizer que se cria emprego, mas quantos empregos foram criados?


Cria-se riqueza principalmente para quem tenha um monte onde por uma ventoinha.


De OSemSentido a 17 de Fevereiro de 2012 às 11:54
Voçê pode espernear o que quiser a energia está  imensamente cara e o povo é que a paga e ainda vai pagar o défice tarifário de 30% e a merda od ordenado mínimo não chega aos 500€ e o poder de compra é o que é. Façam melhor. Deixem de financiar empresas de energias renováveis e financiem  o verdadeiro emprego (não precário) a saúde e educação do Povo.


De jj.amarante a 17 de Fevereiro de 2012 às 12:03
Três comentários:
1) Mesmo com a exposição do país à ganância do Patrick Monteiro de Barros, talvez a política alemã de encerramento de centrais nucleares no seu território nos ajude a evitar o desastre financeiro que seria a construção de uma central nuclear em Portugal;
2) Perceber-se-ia melhor que o Estado Português cobrasse um IVA de 23% sobre a energia eléctrica se parte dessa receita fosse aplicada nalguns subsídios para melhorar o mix de energia existente. Fazer os consumidores pagar esses subsídios e ainda ir sacar mais dinheiro para aplicar noutros sectores irá criar subsidiação cruzada excessiva;
3) Faltou-lhe abordar aqui as tarifas de cogeração que têm aspectos altamente criticáveis, constituindo um subsídio directo a algumas indústrias duvidosas. É um tema que tem escapado por entre os pingos da chuva.


De Bcarmona a 17 de Fevereiro de 2012 às 12:20
Respondendo aos seus pontos

1. A electricidade portuguesa é, segundo o eurostat, uma das mais caras  da Europa. Para os domésticos é a mais cara depois da Alemanha e Dinamarca, outros dois campeões das renováveis.

É verdade que devido à nossa fraca economia temos uma crga fiscal acima da média europeia mas também temos um défice tarifário que não está (ainda) reflectido no preço. Vamos ver onde ficamos com a liberalização do mercado.

Concordo consigo que devemos comparar valores absolutos e não preços corrigidos pelo poder de compra.

2. O problema é que o custo dos recursos endógenos renováveis é maior do que a poupança na importação de combustíveis fósseis.

Portugal também tem reservas de gás xistoso e urânio queo lobby renovável não quer ver explorados o que mostra que a preocupação não é explorar recursos endógenos e aumentar a independência energética é sim fomentar as renováveis intermitentes.

O modelo eletroprodutor nacional está falido. O secretário de estado da energia já o referiu. Isso levou  a que Portugal congelasse todos os novos projectos renováveis em Portugal. Em Espanha a situação é idêntica. Não vejo esses projectos serem retomados.

Ao contrário do que diz se em 2020 as renováveis tiverem de competir em igualdade, sem rendas garantidas, morrem dado que as energias renováveis não são competitivas em mercado livre. É assim em todo o mundo, não sei porque é que Portugal pode ser diferente.

A eólica em Portugal é capaz de produzir a €55/MWh para um valor de mercado de €25/MWh e a fotovoltáica produz a €170/MWh para cerca de €70/MWh, isto sem contar com armazenagem e backup. É expectável que o custo de rpoduçãorenovável desça mais 50% até 2020? Duvido

http://luzligada.blogspot.com/2011/09/corte-nos-incentivos-potencia.html (http://luzligada.blogspot.com/2011/09/corte-nos-incentivos-potencia.html) 

Estamos de acordo que é excelente que exista produção de equipamento (aerogeradores, painéis fotovoltáicos, etc) em Portugal para exportação, é importante e criador de riqueza.

Mas não é isso que os signatários do manifesto ou eu defendo que acabe em Portugal. O que deve acabar em Portugal é a produção eléctrica em regime especial, é apenas isso que está mal. São sectores compeltamente distintos mas que você, Carlos Pimenta ou sá da Costa gostam de misturar.

3. O actual custo da produção éléctrica nacional não está reflectido totalmente nos preços. Para corrigir o défice o preço terá de subir para domésticos e indústrias. Segundo contas da ERSE será de 30% para os privados e 55% para a indústria.

4. Como disse acima neste ponto concordo consigo

5. Continuar a subsidiar as energias renováveis deixou de ser opção. Não há meios para continuar a financiar défice tarifário e o governo não vai optar por aumentar brutalmente o preço da electricidade aos consumidores. Sobre os direitos adquiridos neste sector como se tem dito e bem valem tanto quanto o direito dos trabalhadores e pensionistas aos subsídios que como sabe lhes foram retirados unilateralmente.

6. A energia nuclear em Portugal permitiria explorar recursos endógenos e produzir energia "limpa" tal como a hídrica, eólica ou fontovoltáica. E com a enorme vantagem de ser controlável.

A única hipótese de diminuir significativamente o peso do petróleo no sector dos transportes é electrifica-lo. Isso só será possível se a montante existir uma fonte abundante de electricidade barata e fiável. E nehuma fonte é melhor para esse papel do que a nuclear.

6.  Sobre a viablidade de integrar centrais nucleares no mix nacional aconselho http://luzligada.blogspot.com/2011/10/portugal-nao-suporta-um-reactor-nuclear.html (http://luzligada.blogspot.com/2011/10/portugal-nao-suporta-um-reactor-nuclear.html)

7. Sobre o preço do nuclear acho que é uma discussão que não faz sentido. A electricidade francesa custa a metade da portuguesa em valor absoluta só para dar um exemplo.

8. Volto a esclarecer, ninguém quer acabar com o cluster renovável nacional. Quanto maior melhor. É preciso é acabar com as subvenções à produção renovável que é outra coisa totalmente diferente. 


De Miguel a 19 de Fevereiro de 2012 às 02:20
Está então a dizer que o Tiago inventou aquela tabela que está no início do post, certo?


De ytryfa a 19 de Fevereiro de 2012 às 17:02
Mas afinal qual é a fonte dos dados da Tabela?


De António Lopes a 17 de Fevereiro de 2012 às 12:22
Parece que o nuclear é apenas um bom negócio para alguns. Não sendo um especialista no assunto, deixo aqui, com a devida vénia, um link para um artigo que achei interessante:
http://lobidocha.com/380777.html


António Lopes


De António Carlos a 17 de Fevereiro de 2012 às 14:47
"... e que pode alterar arbitrária e unilateralmente contratos assinados de boa fé, entre duas partes com livre arbítrio, sem consequências devastadoras ao nível da confiança dos investidores, é de facto extraordinária."
Está a falar também do pagamento da dívida externa?


De tusto a 17 de Fevereiro de 2012 às 15:34
E se cada um dos portugueses fosse produtor de energia, fosse eólica, solar ou de outras formas, utilizando a tecnologia actualmente existente? Porque é que há um bloqueio à compra dessa energia produzida e não um incentivo? Isso não acontece porque é mau para as grandes empresas?

Por outro lado, o consumo energetico nacional baixaria porque as pessoas iriam querem poupar mais para poder vender mais.


De Diogo Santos a 17 de Fevereiro de 2012 às 15:45
Caro Tiago,


Apesar de concordar com a maioria dos pontos referidos não entendo honestamente o porquê de toda esta discussão.


Certa ou errada há uma estratégia que foi seguida que levou a um forte aumento da capacidade instalada muito além das necessidades de consumo do país (agravado pela recessão que vivemos) pelo que novos investimentos em capacidade de produção eléctrica não têm cabimento nos próximos anos. Pelo que quer a estratégia de ora adiante seja renováveis ou nuclear é indiferente já que é para ficar no papel.


Abraço
Diogo


De zacarias a 22 de Fevereiro de 2012 às 18:02
Está a esquecer-se de que continuamos a ter de importar carvão, gás e petróleo para satisfazr essa capacidade instalada. E que essa importação aumenta nos meses mais quentes, ou durante um periodo de seca como o actual, com barragens vazias e eólicas paradas.
O erro estratégico foi termos investido todo o capital disponível em energias intermitentes e variáveis.
Assim, numa altura destas ficamos de calças na mão, e às escuras.
Pagamos um preço elevado por moinhos de vento e barragens altamente poluentes que afinal não resolvem o problema.
Se a solução é o nuclear pois que venha, e chega de "comentadores políticos" a falarem do que não sabem.


Portugal possui reservas de urânio que equivalem a 85.000.000.000 barrís de crude, mais que as reservas do mar do norte.


É só uma questão de querermos continuar a ser pobres ou não, na realidade.


De Tiga Perdiga a 23 de Fevereiro de 2012 às 12:40
Zacarias parace fazer parte do grupo dos muitos comentadores avençados que proliferam neste tema.
 
Conversa trauliteira enxameada de meias verdades e de sound bites preparados por profissionais da comunicação.
 
E nós sem sabermos que tínhamos mais barris de crude em urânio que o Mar do Norte!!!
 
Que tristeza de lobbistas e seus avençados...  


De zacarias a 24 de Fevereiro de 2012 às 12:42
por acaso sou engenheiro electrotécnico e falo daquilo que sei.
sugiro que leia umas coisas sobre o binómio eólicas-hídricas, de preferencia material realmente técnico e não os textos publicados em blogs e afins.


o país possui reservas estimadas em 7.000 toneladas de urânio. 
Estas reservas correspondem a 85.000.000.000 barrís de Brent. As reservas do mar do norte estão estimadas em  cerca de 60.000.000.000 barrís de Brent.
O barríl de Brent está neste momento cotado em USD 123,62. ou  92,31 Euros
São 7.846.350.000.000 de euros ou quase 1 milhão de euros por cada português.
Os portugueses que decidam!





Comentar post

Autores
Alexandra Tavares-Teles
Ana Matos Pires
Ana Vidigal
Diogo Serras
Domingos Farinho
Fernanda Câncio / f.
Filipe Nunes
Gonçalo Pires
Hugo Mendes
Inês de Medeiros
Inês Meneses
Irene Pimentel
João Cóias
João Galamba
João Pinto e Castro
Maria João Guardão
Mariana Vieira da Silva
Palmira F. Silva
Paulo Côrte-Real
Paulo Pinto
Shyznogud
Tiago Julião Neves

Arquivo

Isabel Moreira

Miguel Vale de Almeida

Rogério da Costa Pereira

Rui Herbon

correio | twitter | facebook

Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9


22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


artigos recentes

Com que então, é isto que...

História(estória) de F***...

bem-vindos ao maravilhoso...

E agora, completamente a ...

ligar os pontos

Frase Pró Infinito e Mais...

frase Twilight Zone do di...

frase Twilight Zone do di...

errar outra vez, outra ve...

vamos por partes

O que é isto?

Do twitter para aqui: cor...

Sim sim, o gajo só ligou ...

O que parece é?

têm medo de quê?

últimos comentários
Metade só lá foi ver a bola...
Não seria possível tal espontaneidade em fóruns ma...
Os dois senhores sentados, parecem incomodados...
Não sabia que o Cameron e o Obama eram da Académic...
Só me ocorre isto, amigo...http://youtu.be/wwlGNJy...
Fraquinho, fraquinho...
Se fosse só isto...
Pelo contrário meu caro. A cabeça é precisamente a...
always.
obrigada, valter. all my children, como diz o aust...
arquivo
tags

todas as tags

outros lugares
Subscrever feeds