Segunda-feira, 8 de Junho de 2009

 

Vão lá ler a Jonasnuts, eu assino por baixo. É uma enorme traição do sistema tratar estes votos tal e qual como se fossem abstenção, porque são o seu inverso.


20 comentários:
De Pedro Almeida a 8 de Junho de 2009 às 11:38
Mas que utilidade têm os votos em branco?
Para que servem afinal?
Se os eleitores estão descontentes devem votar noutros partidos que nunca estiveram no governo.
O voto em branco não penaliza absolutamente nenhum partido.


De Inês Meneses a 8 de Junho de 2009 às 11:46
Se não fosse tratado como abstenção, sim


De Rui Herbon a 8 de Junho de 2009 às 12:10
No dia em que o voto em branco valer como os outros, isto é ,contribuir para a distribuição de mandatos, aí votarei sempre. Quando o parlamento começar a ficar vazio para vergonha dos políticos, e os tachos e pilim começarem a desaparecer, aí sim, o voto em branco servirá para alguma coisa. Agora é apenas mais um a sufragar um sistema apodrecido. Tal como fizeram todos os que votaram nalguma coisa.


De Inês Meneses a 8 de Junho de 2009 às 12:16
e distinguia-se entre quem está a castigar o sistema e quem se está nas tintas (convenhamos, não creio que existam 60 e tal % de convictos oponentes ao estado das coisas)


De Rui Herbon a 8 de Junho de 2009 às 12:23
Mas disso não há a menor dúvida. Se assim fosse até eu me assustava e ia já comprar conservas para a despensa.

O que não posso admitir é os julgamentos que muita gente andou por aí a fazer sobre os abstencionistas como um todo. Alguns serão dos que mais pensam estas questões e que o fazem totalmente a contragosto.


De Paulo Quintela a 8 de Junho de 2009 às 15:15
Que partidos? Os da lei de financiamento?


De fernando f a 8 de Junho de 2009 às 13:38
Pode ser que elejam Saramago! O tempo é que já lhe escasseia, pois com este até poderia fazer escola.


De Francisco Castelo Branco a 8 de Junho de 2009 às 14:08
Os votos em branco servem para mostrar que a pessoa não tem nenhuma cor politica naquela eleição e que sentem a obrigação de votar. Já me aconteceu estar nesta situação.

A Abstenção sendo elevada , tem um significado. Nestas eleições teve um papel especial. Porque nao foi só em Portugal mas um pouco por toda a Europa.

Acho que o Voto em Branco é apenas uma demonstração, enquanto que a abstenção é proposta.

O voto em branco pode tb ser uma escolha ou opção politica


De Marcelo do Souto Alves a 8 de Junho de 2009 às 14:32

Também penso que a abstenção tem muito pouco significado político. Excepto quando é superior a 50%, como foi ontem o caso.


Na abstenção misturam-se uma miríade de atitudes que heterogéneas que, conjuntamente, não permitem qualquer leitura política consistente. Mas quando ultrapassa os 50%, deve concluir-se estar-se perante uma eleição a que a generalidade do eleitorado é, aparentemente, indiferente. E isso já deve ter uma leitura política, ou pelo menos sociológica.


Quanto ao voto em branco, é apenas uma forma elevada e responsável de se dizer que, embora respeitando o dever moral de votar, não nos decidimos por nenhuma das propostas (também já foi o meu caso). É uma expressão altamente meritória e louvável, se bem que obviamente exprima o oposto do que aqui se disse (oposição ao sistema político).


Essa opção é demonstrada através do voto nulo, que é a forma privilegiada de manifestação para quem não só está consciente do seu dever de ir votar, é indiferente ao resultado da eleição e, mais ainda, é CONTRA todas as propostas que lhe apresentaram (e gostaria, eventualmente, de ter outras onde votar).


Não se aproveitem abusivamente dos votos brancos, nem da abstenção, porque assim não vão a lado algum...


De Inês Meneses a 8 de Junho de 2009 às 15:28
Quem é que se está a aproveitar do quê, Marcelo? O que eu disse é que quem se dá ao trabalho de ir até à mesa de voto exprimir a sua opinião através de um voto em branco não devia ser equiparado a quem não põe lá os pés. O voto nulo aplica-se a quem preenche mal (de propósito ou não) o boletim, impossibilitando por algum motivo a identificação do sentido de voto.


De Inês Meneses a 8 de Junho de 2009 às 15:29
também não acho que a abstenção não tenha significado. Mas representa uma atitude perante o voto diferente.


De tgf a 8 de Junho de 2009 às 15:47
Há vinte anos que não temos mais de 50% de participação nas europeias.
Leitura sociológica talvez, política nem por isso.


De Inês Meneses a 8 de Junho de 2009 às 18:26
Como, não política? Claro que é política. O que quer dizer é que não tem tanto a ver com os curtos ciclos eleitorais e partidários, mas a política de que falo é mais do que isso.


De tgf a 8 de Junho de 2009 às 19:14
Era por aí que queria entrar.
Tirando a euforia inicial de 87 o país nunca se interessou muito pelas europeias. Há aqui um distanciamento auto-imposto do poder que parece ter qualquer coisa de crónico.


De tgf a 8 de Junho de 2009 às 19:25
E também me esqueci de referir a falta de feedback para o voto nas europeias. Isso de facto é político (e há culpa nos media).


De Paulo Quintela a 8 de Junho de 2009 às 15:16
Nem mais.


De Dr. Mento a 8 de Junho de 2009 às 16:37
Já agora, com 4,63 por cento dos votos, os brancos não deveriam eleger um eurodeputado?

(Ok, piadinha sem graça)


De joão gaspar a 8 de Junho de 2009 às 17:50
infelizmente é piadinha. com muita pena minha, não tem graça nenhuma. o sistema democrático tem a obrigação (pelo menos moral) de contar com os votos brancos. o desprezo com que os partidos os tratam, o esquecimento a que são votados (votados, hein) pela comunicação social, deveria envergonhar-nos a todos.

este é apenas mais um sintoma de que aos partidos interessa mais a abstenção do que o voto útil em branco.

além de que há algo de poético em dar ao povo o poder de vazar parlamentos.


De Inês Meneses a 8 de Junho de 2009 às 18:28
Eu acho que deviam, sim, Dr. Mento, sem piadinhas, como bem explica o João Gaspar.


De Marcelo do Souto Alves a 8 de Junho de 2009 às 16:50


Inês, quem se aproveita é quem nos garante que os 70% de abstencionistas são todos politicamente muito conscientes e estão todos sintonizados num mesmo propósito (repudiar a política deste Governo, por exemplo)! Isto é não só ilegítimo, como ridículo e, em última análise, desonesto (mas foi afirmado ontem por vários palradores).


Quanto aos votos brancos, penso que representam precisamente o oposto da rejeição, isto é, traduzem a opção "eu sei que devo votar, mas não tenho preferência, logo, o meu dever de Cidadão consciente é não interferir na escolha de quem a tem" (equivale a abstermo-nos numa votação do nosso Condomínio, por exemplo, nada mais). São votos conscientes, legítimos, honestos, mas sem qualquer significado político (e não é por Marinho Pinto e o Saramago, ou o MFA em 75, os terem defendido que passarão agora a tê-lo...).


Os votos nulos, pelo contrário, embora possam englobar os enganos involuntários (mas será, assim tão difícil marcar um x num quadradinho, caramba?), representam fielmente quem está CONTRA TUDO e todos. Esses sim, parece-me serem passíveis de leitura política. Pouco relevante, porém...


Comentar post

Alexandra Tavares-Teles
Ana Matos Pires
Ana Vidigal
Fernanda Câncio / f.
Gonçalo Pires
Inês Meneses
Irene Pimentel
Isabel Moreira
João Cóias
João Galamba
João Pinto e Castro
Maria João Guardão / mj
Maria João Pires
Miguel Vale de Almeida
Palmira F. Silva
Paulo Côrte-Real
Paulo Pinto
Rogério da Costa Pereira
Tiago Julião

correio | twitter | facebook

Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9


24
25
26
27
28

29
30


artigos recentes

Quase, quase 25 de Novemb...

Inhotim

Abençoadinhas mãos

muito, muito triste

Sobre adopção por casais ...

Se não foi ao cinema hoje

limpar a casa

vá.agora.já

É sempre boa altura para ...

trigo roxo

Outras Drosophilas, que n...

Esta gente passa-se big, ...

Onde é que eu já vi isto?

Ça bouge

Bzz, bzz, bzz

últimos comentários
Nous parlons de tout :) Politique, droits des mino...
'sou tão socialista e tal que lavo as minhas própr...
paulo, seja qual for a hora e o assunto, sinta-se ...
Ainda hoje me ocorreu pedir-lhe o contacto da sua ...
Se eu pago ou não a alguém para me limpar a casa&n...
a ideia de que as empregadas domésticas (as e não ...
e beijinhos também
Apenas umas breves notas: 1) Conheço vários nórdic...
   filipe, tinha visto aquele teu outro comentá...
eheheh, joca. teve graça.
arquivo
tags

todas as tags

outros lugares
Subscrever feeds

 

 

 

 

online