operadeiras
Servico de tv, internet e telefone. Cliente velho. Necessidade de agregar telemóveis, porque "em pacote" sai a metade do preço e porque acabou-se aquela coisa do "chamadas grátis da rede, chamadas a € para outras redes". Uma chatice, ter que ir ver preços, concorrência, promoções. Sim, porque as operadeiras deixam-nos agarrados a preços velhos a ver se a gente se esquece, enquanto oferecem o cu e cinco tostões a novos clientes. Contacto repetido, é só problemas, porque 2 telemóveis da casa estão "bloqueados" à concorrência. Não, não podem fazer nada, muito menos suportar as despesas de desbloqueio, isso - leia-se chatices e despesa - é comigo. Procurar as velhas faturas e ir à outra, perder tempo, esperar, sabe-se lá se não temos que entregar os aparelhos e esperar? e pagar, claro. Ná, e que diz a concorrência? Fixe. É Já. Escreve-se a carta a rescindir contrato e já está. Não sem antes receber uma longa chamada da operadeira despeitada, a querer saber porquê (coisa difícil), para onde mudei, que condições me ofereceram, e ficarem amofinados com a minha recusa em fornecer estes dados. Não importa. Já está. Não, não está, porque tenho aparelhos desligados e arrumados à espera que me contactem a ver quando os vêm recolher. Uma novela. Ainda não acabou, temo. Com sorte, deixam passar o prazo e depois aplicam-me coima (prevista no contrato) por não ter os devolvido. Ficou-me a tinir no ouvido as últimas palavras do último telefonema: Posso entregar numa loja? "não, tem que ser uma equipa técnica [sim, porque levantar 3 merdas exige conhecimentos técnicos do camandro] a recolhê-los, ligue a solicitar a recolha". Eu é que tenho que ligar (a pagar, claro). Só facilidades.
Entretanto, contrato com nova operadeira, a tal. Instalação sem problemas. Já a ativação dos serviços do pacote subscrito é que são elas. No dia seguinte à instalação, verifico que falta agregar um dos telemóveis e que faltam 55 canais de televisão. É tudo por baixo, pode ser que o cliente não dê por isso. Ligo (a pagar, claro), pedem desculpa e que vão analisar tudo e resolver o problema. E resolvem. Mas no outro dia, já desconfiado, verifico na "área de cliente" tudo à lupa. Faço uma lista do que consta do pacote subscrito e que está em falta: 1. um dos serviços não pode ser ativado porque " a sua box não é compatível"; 2. net móvel, nem vê-la; 3. outro serviço interativo, nadicas; 4. apenas um dos telemóveis tem o bónus de bué de mb extra atribuído, os restantes três, não. Pelo meio, uma avalanche de sms, algumas masturbatórias a enaltecer as maravilhas do serviço, outras desfasadas da realidade, outras ainda, simples publicidade.
Está na hora de usar o twiter. Exponho o problema e listo as falhas. Lamentam mas vão "analisar". No dia seguinte, insisto. "Lamentam a insatisfação" (deduzo que sou um insatisfeito por achar que tenho direito ao que subscrevi e pago), mas vão analisar. Volto à carga. Idem. Hoje, 3 dias depois do tweet e de nova insistência, talvez por ter sido "no geral" e retwitado, recebo uma chamada. Pelos, vistos, já analisaram. E dizem que me vão mudar a box. Que maravilha, ninguém verifica se o raio das boxes que os técnicos andam a instalar são compatíveis com o serviço do cliente? Pelos vistos, não, que importa lá isso? Ah e quando é? A partir de quinta. Mas se para fazer instalação de raiz (fios, cabos, aparelhos, internet) pode ser logo no dia seguinte, porque é que para entregar uma box já demoram (ainda) dois dias? pronto, pronto, então pode ser amanhã. A falta da net móvel "foi um lapso, já foi comunicado"; os mb extra nos telemóveis? outro "lapso", 3 já estão, falta um, e este em falta "também já foi comunicado". Não sei bem o que quer isso dizer, mas espero o pior. E o tal serviço interativo? Ahh isso posso fazer eu, na "área de cliente". Curioso, mas o cliente é que ativa as coisas? sim, porque há gente que não quer. Mas se eu não quisesse não tinha adquirido o pacote, não acha? Que raio de perguntas ando eu a fazer. A novela, temo, ainda agora começou. Nem me atrevi a perguntar pelo tablet a que também tenho direito. Nem quero, para já, pensar na diferença nos termos de outra oferta, entre o que consta no folheto e no site, e o que diz o sms que recebi há dias; há uma diferença semântica profunda, embora apenas difira em 2 palavras. Quiz: adivinhar qual dos textos é mais favorável ao cliente. É muito difícil de acertar, aviso. Respirar fundo, uma coisa de cada vez, afinal estamos em Portugal.
Não percebo. Grandes empresas, as maiores do país, que gerem o mercado quase em cartel. Patrocinam festivais de verão, gastam milhões em publicidade, inundam a televisão com advertising a toda a hora. Não são capazes de uma porra de um serviço decente? E empresas privadas, daquelas no top e sempre na berra e na onda. Imagino as manifestações de rua e a indignação de tanta gente se fossem públicas, essas coisas de madraços e incompetentes.