Isto já não é desonestidade, é delírio patológico
José Manuel Fernandes escreve hoje um editorial que, numa primeira leitura, me fez suspeitar da minha literacia, numa segunda, da minha sanidade mental, até que percebi que não tinha lido mal nem estava a imaginar coisas.
Diz o senhor a certa altura "Algumas mudanças cirúrgicas na lei, algum sectarismo nas escolhas, tomada de posse ultradiscreta e mais uma trapalhada com epicentro no gabinete do primeiro-ministro feriram a autoridade de uma comissão que se terá de pronunciar, no seu mandato, sobre alguns temas que dividem muito os portugueses, do testamento vital à eutanásia, do casamento homossexual às regras da adopção, para só citar alguns exemplos".
Deixo de lado, para já, a "trapalhada com epicentro" (se bem que gostasse de ver a presidência da república confrontada directamente com uma série de questões, mas parece que para a comunicação social portuguesa Cavaco Silva é a vaca sagrada, a quem não se podem fazer perguntas incómodas e ó se havia perguntas incómodas neste caso, desde logo saber porque carga de água - e a ser verdade que houve tentativa de influenciar as nomeações governamentais - o PR se acha no direito de invadir áreas que não são do seu pelouro), a afirmação de sectarismo nas escolhas (só as escolhas de nomes ligados ao conservadorismo católico não são sectárias?) e avanço para bingo. A saber:
. as "mudanças cirúrgicas" na lei (Lei n.º 24/2009) que, a crer na interpretação de JMF, terão reforçado o número das nomeações governamentais, afinal vão em sentido contrário, ou seja, a nova lei diminui o número de nomeados pelo governo, retira a este a possibilidade de nomear o presidente e, finalmente, o CNECV deixa de estar adstrito à Presidência do Conselho de Ministros e passa para a esfera do Parlamento.
. a parte delirante (a anterior é má-fé pura e dura) surge com a espantosa afirmação de que o CNECV se terá de pronunciar sobre ao casamento homossexual às regras da adopção. Será que o CNECV não se quererá pronunciar também sobre o tamanho do meu biquini?