PINoso
hoje de manhã, manuela ferreira leite esteve no forum da tsf a responder a perguntas de ouvintes. não ouvi tudo, mas na parte que ouvi, ferreira leite foi questionada sobre os projectos pin: se for pm, vai mantê-los? e ordenar auditorias aos já aprovados? iniciando a resposta de modo muito hesitante, mfl disse concordar com o princípio, para logo a seguir, assumindo um tom mais assertivo e autoritativo, decretar: 'mas não pode ser o governo a decidir que empresas vai salvar'.
sendo eu mais bolos, não quis logo concluir que era mfl que estava completamente equivocada sobre a natureza dos projectos pin e não eu, que achava tratar-se da denominação dada a projectos que pelo volume de investimento são considerados estruturantes e que por esse motivo, suponho, têm uma facilitação qualquer de aprovação ou coisa que o valha (era isto que eu achava ser um projecto pin, assim de rajada, até porque me recordava de uma coisa semelhante criada durante os governos de cavaco silva). fui verificar -- e concluí que era eu, a jornalista sem qualquer especialização na área de economia, que estava certa, e mfl, a candidata a pm alegada sábia de economia e finanças, que não fazia -- não faz-- ideia do que é um projecto pin, ou seja, um 'projecto de interesse nacional'.
claro que houve logo, no twitter, quem me recordasse de que a mesma candidata especialista em finanças fez confusão entre a taxa máxima de irc e irs. de algum modo, por mais que essa confusão surja extraordinária, sempre me parece mais compreensível no contexto de um debate televisivo e do seu natural nervosismo que esta total ignorância demonstrada na tsf -- e, já agora, a incapacidade de admitir que não sabe do que fala. em alguém que passa a vida a dizer que não quer enganar as pessoas e que só fala verdade, convenhamos, é penoso. para não dizer vergonhoso.
adenda: joão galamba no simplex
adenda 2: ao ler esta notícia do público, ninguém diria que mfl se espalhou ao comprido na tsf. há jornalistas muito distraídos, oh se há.