o 'jornalismo' de josé manuel fernandes
não é todos os dias que assistimos à criação de uma 'notícia' daquelas que depois, com sorte (ou azar), dão três colunas do provedor do público. recebi no entanto essa distinção.
ontem, durante o prós e contras, estava no twitter. augusto santos silva disse 'quando o eng. josé sócrates for indigitado, se for indigitado (...)'. escrevi, às 00.21,'santos silva: 's o indigitar'. põe a hipótese de sócrates não ser indigitado. the plot thickens?'. ora no twitter, para quem não saiba, as frases que escrevemos ficam on line e podem ser vistas por toda a gente - o que quer dizer que quem nos queira citar só tem de lá ir copiá-las. quando acordei esta manhã, encontrei na coluna das 'menções' (que inclui pessoas que não seguimos mas que falam de nós) este tweet de josé manuel fernandes, às 8 e tal da manhã: 'O que é que ela sabe que nós desconhecemos? @fcancio põe hipótese d sócrates ñ ser indigitado.'
há já várias repetições (retweets) da frase de josé manuel fernandes no twitter. a 'informação' espalha-se. não é fantástico? de certeza que, instado a explicar-se sobre mais esta invenção insinuante e torpe, josé manuel fernandes asseverará ter a certeza. quiçá uma fonte. ou mesmo três. 'alguém lhe disse'. 'alguém de muita confiança'. 'uma fonte autorizada'. e quem disser o contrário, claro, 'mente' ou está a 'persegui-lo por delito de opinião'.
e pensar que esta pessoa, este josé manuel fernandes, tem uma carteira profissional de jornalista em tudo igual à minha, e que dirige um jornal, e que há quem lhe dê crédito. é pró triste, não é?