lembrei-me disto de novo depois de ver os gato fedorento a gozar com o mali
ninguém diria, lendo/ouvindo isto, que a frança, a espanha, a grécia e a itália estão bem abaixo de portugal neste ranking, pois não?
e, já agora, os eua subiram de 41º lugar para 22º segundo, diz o relatório, por causa da 'nova atitude da administração obama'. hum. que giro.
gostava imenso de saber como é que este ranking é feito. li o questionário, claro (está disponível no site). gostava era de saber quem lhe responde. e se são as mesmas fontes que informam o relatório da liberdade de imprensa no mundo de 2009 da freedom house, onde portugal está em 20º lugar, entre a alemanha (18º), o monaco (19º) e as ilhas marshall (em 21º -- e sim, esta também deve dar para gozar). o famoso mali está em 54º, enquanto a costa rica está em 29º, os eua em 26º, o canadá em 28º, a grã bretanha em 31º, a áustria em 33º, o japão em 36º, a frança em 41º, a espanha em 52º, a grécia em 64º. e isto são tudo países etiquetados como 'livres'. os 'parcialmente livres' só aparecem no 71º lugar, com o benin à cabeça, seguido de israel.
enfim, alembrei-me e tal quando vi os gato a pintar o mali como um país africano sanguinário e tribalista. não estou muito bem informada sobre o mali e nunca lá estive, mas parece-me sempre um bocadinho foleiro partir do princípio de que um país só por ser africano não pode ter imprensa livre. se calhar sou eu que sou limitada.