Tcharããããã!
Já tens prenda de Natal, Vasco:
Esqueço-me de quê? Ora lê lá direitinho o que está escrito: "A prová-lo, de resto, está o facto de nalguns países ser permitida a adopção por casais homossexuais e não o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo", donde se conclui que a possibilidade de adoptar é prévia à possibilidade de casar, acho eu de que.
Quanto ao resto, a minha posição é pública, já aqui a assumi e repesco, agora, parte do que então disse: "Para que não restem dúvidas, sou a favor do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e do alargamento da possibilidade de adopção aos casais homossexuais. Defendo que ambos pertencem a um mesmo pacote no sentido em que dizem respeito a um conjunto de articulado legal que, tal como existe neste momento, considero anti-igualdade. Não é uma posição nova, já a tinha assumido aquando da discussão das propostas parlamentares d'Os Verdes e do Bloco de Esquerda. Escrevi na altura "teria ficado bem mais agradada se a tomada de posição política do Bloco face a este "pacote" não tivesse ficado "encriptada" – com a proposta de alteração dos artigos 1577º, 1591º e da alínea e) do artigo 1628º do Código Civil, mantendo-se inalterado o artigo 1979.º, a adopção por casais homossexuais passa automaticamente a ser possível, verdade? Pois eu gostava imenso que isso estivesse claramente dito, assim preto no branco, independentemente dos eventuais "custos" políticos"". Para ser coerente só posso ter a mesma posição (crítica) face à anunciada posição do PS, o que não me impede de partilhar em absoluto a opinião do Miguel, "defendo que o PS deveria defender ambas as coisas: igualdade no acesso ao casamento civil e igualdade no exercício da parentalidade. Mas não é por não fazerem a segunda que deixarei de apoiar as iniciativas de todos os partidos que proponham a primeira.".
Não quererás explicar melhor de que maneira "se os homossexuais vierem a poder casar-se e a questão da adopção não tiver sido discutida previamente e enquadrada (...) estarão a fazer um compromisso que os fragiliza"? E de caminho também esclareces onde é que está a avestruz, pode ser? E deixas de ser "pica miolos", boa?