Quanto à "forma", para já
Para não me repetir deixo aqui ficar a cronologia da história do "tratamento" da homossexualidade.
Acresce que a 14 de Maio o bastonário da Ordem dos Médicos (OM) responde, por carta, às associações. Também neste dia é iniciada a recolha de assinaturas de um texto dirigido à OM onde é pedido "(a) a clarificação urgente da Direcção da Ordem dos Médicos sobre este tema, (b) uma tomada de posição do Colégio da Especialidade de Psiquiatria, após um debate entre os seus membros e (c) O seu apoio e participação na continuação deste debate na comunicação social, que os signatários pretendem levar a cabo". Pedro Nunes escreve aos médicos signatários da petição a 2 de Junho
Depois disto o silêncio, fomos todos a banhos. E eis que o assunto volta a ser notícia há uma semana atrás, quando diferentes órgãos de comunicação social dão conta da existência de um parecer do colégio de psiquiatria da OM. O DN informava que o parecer iria ser aprovado pelo Conselho Nacional Executivo (CNE) na reunião de dia 29 e que o bastonário da OM não queria, "até à aprovação, comentar o conteúdo do documento." Na mesma notícia é referido que, de acordo com Marques Teixeira, o documento "está concluído desde o Verão.".
Desculpar-me-ão mas não consigo deixar que algumas questões me assolem a mente. Tendo em conta que as reuniões do CNE se realizam a intervalos de, no máximo, 30 dias e que o dito parecer está pronto desde o Verão, porque só agora é submetido ao CNE? Ou deverei perguntar porquê agora? E porquê falar no assunto uma semana antes da sua mais que provável aprovação, ressalvando o bastonário que nada "comentará" sobre o seu conteúdo até hoje, dia 29, (conteúdo esse que é, amiúde, "passado" pela comunicação social, note-se)? Nada disto tem que ver com o dia 8 de Janeiro, estou em crer, ou ainda se irá dar o caso de ser necessário um comprovativo médico que ateste a imutabilidade das bichice ou da fufice dos candidatos ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo? Depois de tudo o que já ouvi nada me espanta, a bem dizer.