Arrefecimento Global: Uma mini Idade do Gelo?
Mojib Latif, membro do Intergovernamental Panel on Climate Change (IPCC), prevê que se avizinham alguns anos de arrefecimento global. Latif explicou que este arrefecimento tem a ver com mudanças cíclicas nas correntes e temperaturas do Atlântico Norte, um fenómeno conhecido como North Atlantic Oscillation (NAO). O NAO, segundo Latif, terá sido responsável por boa parte do aquecimento global das últimas 3 décadas. Agora que o NAO está numa fase fria esperam-nos, quiçá, 3 décadas de arrefecimento.
As previsões de Latif são corroboradas por outros climatologistas. Por exemplo, James Murphy do Met Office, afirmou aquilo que me parece óbvio há muito, que os oceanos têm um papel crucial no clima, e que catástrofes climáticas que alguns atribuem ao aumento do CO2 na atmosfera, como as monções na Índia, os furacões no Atlântico ou o desaparecimento de gelo no Ártico, de facto são devidas ao NAO. Por sua vez, Vicky Pope do UK Met Office concorda que a perda dramática de gelo no Ártico nos últimos verões é devida a estes ciclos naturais e informou que, confirmando essa relação de causalidade, os resultados preliminares indicam que o degelo este ano foi muito menor que em 2007 ou 2008.
Esperemos que, depois de assentar a poeira que estas declarações inevitavelmente levantarão, a importância da boa saúde dos nossos oceanos seja reconhecida e que todos nos apercebamos quão vulneráveis estamos se não fizermos algo para salvar os oceanos!