Problema de liquidez?
"As projecções para a FBCF apontam para uma queda de cerca de 12 por cento em 2009, após uma redução de 1.3 por cento em 2008 (Gráfico 4.2.1). Esta queda acentuada da FBCF em 2009 terá estado associada à profunda deterioração das expectativas dos agentes económicos face ao níveis de procura tanto no mercado interno, como nos mercados de destino das exportações portuguesas, num contexto internacional dominado pela forte contracção da procura mundial, por níveis de incerteza anormalmente elevados e pelo consequente aumento dos prémios de risco de crédito. As expectativas negativas em relação aos níveis de procura futuros e a queda abrupta dos fluxos de comércio internacional terão ainda implicado uma redução significativa do nível de existências, à semelhança do ocorrido noutros países europeus, o que implicou um contributo anormalmente negativo desta componente para o crescimento do PIB e acentuou a queda do investimento
No que respeita à evolução da FBCF por sector institucional, o investimento empresarial terá registado uma queda de cerca de 15 por cento em 2009, contribuindo de forma decisiva para a redução da FBCF. De acordo com a informação incluída no Inquérito de Conjuntura ao Investimento do INE, de Julho de 2009, a deterioração das expectativas em relação à procura deverá ter tido um papel determinante na explicação da evolução do investimento empresarial. Efectivamente, verificou-se um aumento expressivo das empresas que referiram ter limitações ao investimento, quando comparado com o inquérito de 2008, e de entre estas verificou-se um aumento acentuado das que apontam a deterioração das expectativas de vendas como o principal factor limitativo"
Boletim de Inverno do Banco de Portugal, pp. 26 e 27
Não questiono os problemas de tesouraria e de falta liquidez das empresas portuguesas, sobretudo PME's. Mas alguém de bom senso acha que as empresas não investem por causa do prazo de devolução de IVA, da taxa social única e da carga "fiscal elevada"? Será assim tão difícil de entender que quando falamos de decisões de investimento essas variáveis têm pouco ou nenhum impacto?