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jugular

a verdade velada

O uso de véu por mulheres, seja integral (burqa e hiqab) seja parcial (hijab) merece-me o mais vivo repúdio. A ideia de que as mulheres devem andar tapadas, total ou parcialmente, porque essa é a única forma de serem respeitadas e respeitáveis - de "estarem seguras" - é para mim uma afirmação de desigualdade intolerável. Sou contra qualquer imposição do seu uso. Mas os mesmos motivos que me levam a rejeitar vigorosamente o véu e a sua imposição - os princípios da igualdade e da liberdade individual - obrigam-me a recusar a sua interdição total.

 

A Turquia foi, creio, o primeiro país do mundo a decretar uma interdição do véu em quase todo o espaço público, numa imposição musculada da laicidade. Farol laico da Europa, a França lançou em 2003 o debate com o relatório Stasi, solicitado por Chirac a um conjunto de "sábios" e concretizado em 2004 numa lei que interdita o véu (como outros sinais exteriores de religiosidade), nas escolas públicas (para estudantes e professores) e a funcionários de serviços públicos. Em França, a interdição parou à porta da universidade, onde as alunas são livres de usar véu;na Turquia inclui as universitárias.

É nesta distinção entre o respeito pela auto-determinação de adultas (desde que não vinculadas a uma tarefa de representação estatal) e a imposição da regra a todas as mulheres que para mim se risca a fronteira. É certo que o actual debate em França se prende com o uso de véu integral - aquele que tapa a cara toda ou mostra apenas os olhos. E que os argumentos utilizados pelos defensores da interdição, como Sarkozy, incluem o direito fundamental à identidade, cruzando-o com preocupações de segurança que em alguns casos fazem sentido (num banco, ao descontar um cheque, é necessário certificar que a fotografia do BI corresponde à portadora). Mas dizer que tapar o rosto corresponde à negação da existência é equivaler a individualidade e a integridade do Eu ao reconhecimento dos outros - reconhecimento visual, ainda por cima.

 

Eu sou de quem? É esta a pergunta radical que a discussão do véu coloca. É, claro, uma pergunta que só se pode fazer num mundo livre - o mundo em que quero viver e que espero a Europa seja. Um mundo em que cadaum é radicalmente de si próprio, sendo aquilo que decidir ser (e não aquilo que o deixam ser), e onde não pode existir um direito colectivo ao seu rosto, como não pode existir um direito colectivo à respectiva elisão. O rosto, o corpo, a vida é de cada um. E dizer que as mulheres que usam véu precisam desta interdição para se libertarem é dizer que não lhes reconhemos a capacidade de serem livres. Mas, a ser assim, tanto faz usarem ou não véu. Verdade?

 

(publicado hoje)

2 comentários

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    Shyznogud 29.01.2010

    Voltamos é ao conflito entre direitos, ou melhor, saber se os pais são ou não "proprietários" dos filhos.
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