desculpem, por que raio é que para protestar contra a morte de um preso político condenado a 25 anos por 'desobediência' e contra a prisão de todos os que lutam pela liberdade tenho de subscrever esta frase 'solidários com a resistência a todas as formas de imperialismo, críticos do bloqueio injusto e injustificável a Cuba por parte dos Estados Unidos da América'? por alma de quem? não chega já desta treta? cuba é o que é por causa do 'imperialismo americano'? como os serial killers são o que são porque a mãe era puta? farta desta merda de conversa. tenham dó.
42 comentários
Dolores Cabral 25.02.2010
Exacto. Um regime que prende e deixa morrer uma pessoa por delito de opinião não tem perdão. E ponto.
Sinceramente, Fernanda, acho este post um bocado despropositado. Este abaixo-assinado é uma posição política que tem um espaço; não é nem pretendeu ser um documento consensual no qual toda a gente se pode riarever menos os militantes do PCP. Para isso poderá haver - era importante que houvesse - um voto de protesto na AR.
sinceramente, caro rui, acho q é um bocadinho despropositado considerar despropositada a minha reacção a uma coisa com a qua não concordo. qual seria a reacção certa? não dizer o q penso? e porquê, já agora? recebi um linque para uma petição sobre um asunto em relação ao qual tenho sentimentos fortes. abri e achei o q está à vista. s m quiser explicar qual o despropósito, fico encantada.
Contudo é bom ver o caminho que tomou o partido socialista. em 74 tinha como palavra de ordem o poder operário, hoje em dia nem reconhece a existência de um imperialismo. É a cegueira pela "democracia" que não deixa ver. Se existem eleições, é a maioria que manda, por isso "imperialismo" passa a ser uma abstracção ofuscada pelo vazio da "democracia".
Rui Bebiano, tem razão quando diz que a petição não tem de ser um documento consensual. Contudo, tendo em conta o que está em causa - relembro: a morte de um homem encarcerado por delito de opinião -, seria bem melhor a petição cingir-se ao essencial, porque quanto a isso, tirando os malucos do costume - lamento se é um insulto gratuito, mas estou sem paciência para floreados -, todas as pessoas decentes estão de acordo. A primeira frase é uma cedência ao acessório, uma justificação, e eu, que em circunstâncias normais até a subscreveria, não necessito dela para condenar a morte de um homem às mãos de um regime ditatorial.
Não é só a morte de uma pessoa que está em causa. Nem a petição fica por aí. Estende, depois disso, a solidariedade aos presos políticos e clama por liberdade e democracia em Cuba. Não fala apenas direitos humanos. Logo, é uma petição política. Pois se não fica por aí, se não diz apenas que é deplorável o que aconteceu com este prisioneiro, se tira conclusões políticas disso, porque raio não deveria falar de tudo: liberdade, democracia, indepdnência e bloqueio. Porquê tirar apenas uma parte quando depois de referir a morte de Zapata Tamayo exige democracia em Cuba (há regimes não democráticos onde não morrem pessoas nas prisões). A aministia ficou por aí. Nós não. É que até Raul Castro diz que lamentou a morte do prisioneiro. É a política que está em causa. E por isso manifestámos a nossa posição. Não consensual.
daniel, desde quando é q insurgirmo-nos contra a morte de um preso político e exigirmos a libertação de todos os presos políticos e um regime democrático e livre não é uma posição política? por q raio é q a independência de cuba vem a propósito da exigência de liberdade? fica em risco a independência se houver liberdade? a liberdade rima assim tanto com eua q e preciso dizer q se quer a liberdade para os cubanos mas não os eua? aliás, tenho dificuldade até em perceber o q é q um bloqueio económico pode ter a ver c a existência d presos políticos. tenho dificuldade em perceber q s aceite a propaganda do estado cubano na luta contra o estado cubano.
Condenar a morte deste homem, aquilo a que eu chamei o essencial, implica, evidentemente, manifestar solidariedade a todos os presos políticos de Cuba - e evitar a sua morte. E não entendo que, para isso, seja necessário condenar o bloqueio - embora eu condene o bloqueio. Diz que é uma petição política porque não se limita à questão dos direitos humanos; para mim, é a questão dos direitos humanos que aqui esta em causa, e não é por se restringir a ela que deixaria de ser uma petição política (não separo a defesa dos direitos humanos da política; separar ambos é que dá no que dá). Se não quer limitar a petição a isto, então elaborá-la nesta altura é de muito mau gosto, porque aproveita (que é como quem diz usa) a morte de um homem para tentar obter dividendos políticos para além da questão dos direitos humanos. Não foi o bloqueio que causou a morte deste homem, nem que encarcerou todos os outros - foi o regime Cubano.
manuel, quer com isso dizer q a minha opinião contrária ao texto da petição o impede de a assinar? muito obrigada, mas prefiro q pense pela sua cabeça, pode ser? é o q costumo receitar nestes casos.
Estou consigo f. Um abaixo assinado que não se concentra no essencial não serve para nada. O regime castrista existe independentemente do bloqueio. Deixa morrer pessoas por delito de opinião é criminos.Ponto. Só há que exigir ao regimer cubano a libertação dos presos polítticos. Ponto. Cumprimentos
para que serve este abaixo-assinado (agora diz-se petição), que, à partida, é só assinado por alguns e não colcoa no centro o que aconteceu: a morte de um homem por um regime ditatorial? regime cubano, criminoso (ponto)
Irene, a facilidade com que agora se põe "ponto!" em tudo... É o ódio ao "mas", essa palavra maldita que complica tudo. A petição (que no texto, que é onde se se escolhem as palavras que se usam, se chama abaixo-assinado) não é só sobre o homem que morreu. É sobre mais do que isso: democracia, liberdade, independência. (Reticências) Abraços Daniel
Caro Daniel, Como também usei PONTO sinto que o seu comentário merece a a minha resposta. Para mim PONTO não é sinal de ódio. Não gosto do mas ( uma manha portuguesa ) mas gosto arco-íris e não dos filmes a preto e branco. Mas ( lá está um ) há momentos em que ou sé é preto ou se é branco. É o caso. Já lá vão os tempos que ajudava a redigir moções e abaixo-assinados. Perdi a mão, julgo não ter perdido a razão. Uma petição ( como se diz agora ) que não diz claramente do carácter opressio e repressivo do regime cubano que não pede de uma forma clara a libertação dos presos políticos e reformas dos sistema é inútil. Quanto à necessidade de referência aos EUA é como dia a f. sobre os serail killers e eu acrescento : os Castro já são suficientemente crescidinhos para lhe assacarmos responsabilidades pelo que se passa em Cuba. As desculpas já cheiram mal. A essência do regime nada temn a ver com o bloqueio americano. A história recente na Europa com o desfazer do bloco de Leste já o demonstrou. PONTO e bom fim de semana
As circunstâncias da condenação e as circunstâncias da morte de Orlando Tamayo são demasiado graves e têm um significado demasiado profundo e intolerável para que se junte, no protesto dirigido ao governo cubano, a questão do bloqueio. Ao fazê-lo (e para além da inexistência de relação causal), é impossível não oferecer de bandeja um "enquadramento", um "contexto" (que será sempre, mesmo que ténue - e não o é - "explicativo") para o que aconteceu. Ora, como já várias pessoas aqui disseram, a morte de Orlando Tamayo é da exclusiva responsabilidade do governo de Cuba.
Cara F., quase nunca, ou acho que nunca mesmo (que me lembre), estive de acordo consigo, por razões que agora não interessam para nada. Devo dizer-lhe que ACERTOU EM CHEIO! EM CHEIO! Até no tom irritado, acertou! É que já não há pachorra para os coitadinhos dos torcionários que só o são porque estão bloqueados... Bloqueados my ass! São DITADORES! D I T A D O R E S! Misturar isso é dizer uma barbaridade que persiste em mentes que teimam em não sair do passado e que têm de ser denunciadas! Como muito bem fez. Parabéns.