As deduções fiscais
Sem se perceber muito bem porquê, anda para aí tudo muito escandalizado com a redução dos benefícios e das deduções ficais. Todos os jornais dizem "portugueses vão pagar mais impostos", e o país indigna-se. O CDS diz que é inaceitável porque é um assalto ao bolso de todos os portugueses, repito, todos os portugueses; o PSD, que nunca se sabe muito o que pensa e muito menos se pensa, acha mal porque o importante é reduzir a despesa e não sacrificar ainda mais os portugueses, pouco importando que desde o início desta legislatura só tenha apoiado medidas que aumentam a despesa.
Será assim tão difícil de entender que, numa altura em que todos os portugueses têm de fazer sacrifícios, a redução de benefícios e deduções fiscais, que são fortemente regressivos, é uma política da mais elementar justiça?
O brilharete de Sócrates no debate com Louça pode ter sido eleitoralmente eficaz, mas foi demagógico e eu nunca o defendi. Nestes temas há diferenças significativas entre o PS e os partidos à sua esquerda, que merecem ser discutidas. Mas isto (e as privatizações) ficará para outro post.