Reescrevendo a História: Ainda um dia vamos ver a direita religiosa reinvidicar créditos pelo CPMS
A direita religiosa nos Estados Unidos está muito empenhada na reescrita da História deste país. Depois de o Conselho de Educação do Texas ter conseguido fazer aprovar as directivas que se vão traduzir numa total reescrita da História a nível dos manuais do secundário nos Estados Unidos*, nomeadamente banindo Thomas Jefferson do curriculo e transformando os ateus ou deístas pais fundadores em devotos cristãos, os wingnuts prosseguem a sua cruzada na FauxNews com Glenn Beck, mais um paladino dos bat shit crazy religious nuts. O alvo desta vez é o movimento dos direitos cívicos nos EUA, que Beck pretende ser devido à direita conservadora e religiosa (vai-se a ver, e o Ku Klux Klan afinal era um grupo esquerdalho e ateu...). Este excerto é ilustrativo do que se passa:
Beck: I told you this summer that we are going to concentrate on restoring history. The history of our nation, the founding, the 20th century, the Depression era, um, and the Civil Rights Movement, which has been co-opted by progressives.
*Nos EUA não há um ministério da educação centralizado. O ensino americano é regulado por «school boards», conselhos de educação locais cujos membros são escolhidos por eleições gerais. O «school board» elabora directivas que devem ser seguidas pelos manuais escolares. Como o Texas é um dos maiores mercados de manuais, as directivas do Texas impõem-se às dos Estados menos populosos e todos seguem, quer queiram quer não, o revisionismo histórico e fanatismo religioso do Conselho Educativo doTexas.