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A ameaça da ética

Em Abril, contei que, em resposta às queixas de pais que não queriam os seus filhos sem nada para fazer enquanto os colegas memorizam versículos das escrituras, o ministro da educação Nova Gales do Sul aprovou uma actividade alternativa para os estudantes que não querem ser doutrinados em «educação religiosa especial» (SRE). Nesta cadeira de ética, os alunos praticam pensamento crítico (sempre uma actividade subversiva), discutem questões do que é certo e do que é errado, enfim iniciam-se em filosofia.  Devido à torrente de críticas de todas confissões cristãs do país, a disciplina foi oferecida, numa primeira fase, em apenas dez escolas, uma delas aquela em que este vídeo foi filmado.

 

Não me parece que algo de errado se passe com estas aulas mas essa não é a opinião de um consórcio de igrejas cristãs, incluindo anglicanos, católicos e baptistas, que parecem furiosos com o facto de em 10 míseras escolas alguns miúdos escaparem às aulas de doutrinação cristã. Pelo menos é o que parece do documento de 12 páginas que publicaram, que explica porque é que estas aulas são uma ameaça e porque é que o governo deveria envidar todos os esforços para que todos os alunos australianos sejam devidamente proselitados. Para além do disparate sobre Darwin na página 11 e das pretensas preocupações com as crianças que  «don’t get the advantage an educationally sound SRE programme delivers», esta justificação para abolir a coisa arrumou-me:

 

The lessons in ethical thinking (...) are antithetical to both the Christian faith and all faiths that have a “higher court of appeal.”

 

Claro que as verdadeiras razões da oposição cristã à ética são outras e podem ser devidamente apreciadas neste vídeo, que infelizmente o Youtube não deixa embeber. Ide ver e aprender :)

2 comentários

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    nuvens de fumo 15.09.2010

    Ora a teoria evolucionista, como qualquer outra teoria, é questionável.

    O questionamento de conhecimentos científicos faz-se no meio académico , seguindo rigorosos procedimentos metodológicos. Existe o método científico , o peer review, a apresentação aos pares, a repetição etc et c

    Não quero dizer que não se deva questionar uma teoria como a da evolução, mas cada descoberta que é feita numa determinado campo relacionado com a evolução é mais uma prova de como esta é aparentemente a correcta.

    quando descobrimos fósseis que provam que existiram antepassados das baleias terrestres e essas são datadas com técnicas de outros cientistas que confirmam a previsão estimado da idade do dito fóssil, estamos sempre a acrescentar  dados que tornam o corpo de conhecimento da teoria mais forte.
    Por isso não é só uma teoria isolada, é todo um corpo de conhecimentos sustentados em outras ciências sempre sujeitos a poderem ser alterados  aquilo a que hoje se chama teoria da evolução.

    O criacionismo não é nada, limita-se a dizer sem prova nenhuma, quem criou o mundo foi deus, e mais, determinam a idade da terra por um cretino que o fez pela bíblia.

    Desculpem mas cada um acredita na treta que queira, a estupidez é livre, mas não podemos alterar a lógica do ensino. deve ser ensinado nas escolas o que a ciência tem por certo em determinado momento, porque sabemos que pelo menos esse corpo de conhecimento pode ser testado, confirmado mil vezes.
    Agora como escolhemos entre a versão católica e a mauber ? a dos índios XPTO e a Japonesa ?

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