Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

jugular

The people can do (no) wrong

O povo, como se sabe, é inatacável. Os únicos agentes do Mal neste mundo são sempre pequenos grupos, as minorias: as étnicas, as sexuais, as profissionais. E claro, esse particularmente vicioso grupo, os políticos.

 

Os políticos, como se sabe, são o Mal encarnado.

 

Quando se inventou a liberdade de imprensa foi para dar cabo deles. E quando se teorizaram limites à reserva da vida privada foi para eles não se armarem em espertos.

 

O golpe genial das democracias republicanas modernas é que substituíram o rei inimputável pelo povo inimputável. Antes the king could do no wrong. Agora the people can do no wrong. Mesmo quando alguém acusa o povo de ter falta de qualidades, logo se apressa a explicar que a culpa é dos fracos líderes (ainda no outro dia vi um clérigo defender esta posição, num video que tem circulado com grande sucesso pela internet). O rei era um déspota totalitário, o povo, na pior das hipóteses, engana-se: os políticos não estiveram à altura da confiança que neles foi depositada.

 

Lemos a imprensa, vemos televisão e nunca o povo é acusado de nada. Pelo contrário: o povo é sempre a vítima. O povo está impotente. O povo sofre. E, ainda por cima, o povo nunca faz mal. Recentemente, aliás, a sabedoria romana que nos tinha chegado ao longo dos séculos, resumida na máxima de que a "turba controla-se com pão e circo", vem sendo substituída pela abordagem científica da sabedoria das multidões (mas calma, leiam também isto).

 

Pensar-se-ia que, com tantos anos que levamos desta constatação, já seria tempo de o povo, que nunca se engana, ter posto mãos à obra para construir um sistema em que pudesse colaborar mais, diminuir o poder dos seus representantes, fiscalizar as grandes decisões dos políticos, esse vicioso grupo. Digamos, capitalizar com as virtudes do povo, para construir um país mais justo, mais amigo, mais solidário. Mas o povo não se mete nisso, que é trabalho sujo (para isso temos os políticos) ou, pelo menos, trabalho duro. E, que diabos, é para isso que há a democracia, para nos maçarmos nos dias de eleições e depois ficarmos o resto do tempo a queixarmo-nos da vida. E dos políticos (e lá se foi a república...)

 

Ora, como o povo é inatacável, virtuoso por definição, a culpa desta situação não pode ser dele. A falta de espírito comunitário e participativo não é culpa do povo. A ausência de estruturas locais, regionais de pressão e decisão, à margem dos partidos, não é culpa do povo. A falta de mecanismos de controlo dos seus representantes também não. O Estado tem o tamanho que tem contra a vontade do povo, que não o quer para nada. A culpa é das perigosas minorias: os ciganos, os homossexuais, os advogados, os médicos, os idosos, os juízes e, claro, os políticos. Todos eles conspiram para prejudicar o povo, para agrilhoar o povo. Ficamos com a ideia de que se o povo fosse deixado em paz estaria melhor.

 

Aliás, coligindo os predicados que os políticos deverão ter, de acordo com os arautos do povo, percebe-se a argúcia do engodo: tantas virtudes só poderiam ser obra do demónio. Tudo lobos com pele de cordeiro. Não há ser humano que resista.

 

Ao invés de uma cultura em que nos habituamos desde a família, do bairro, da cidade, da região, a negociar o que queremos, procurando soluções com cedências múltiplas e pontos de equilíbrio óptimo (long live Nash!), procuramos uma cultura de renúncia às maçadas do poder através das eleições, mantendo-o como um morto-vivo que permite a execrável legitimidade do ministro de bancada, o one-man-shadow-government. Eu pago os meus impostos, por Deus!

 

Se soubessem como custa ter que suportar os comentadores (destrutivos) gostaríamos de vê-los obrigados a ter que governar toda a vida (é assim que deveríamos subverter a máxima salazarista). E, sem surpresas, os nossos potenciais representantes replicam esta cultura. É complicado governar por consensos, melhor governar por alternância: quem tem o poder tenta, quem é oposição mina. E assim gira o carrossel. É que negociar pode demorar meses ou anos e as legislaturas são curtas. Mais vale aproveitar enquanto se lá está ou tentar lá chegar rapidamente. E fazer tudo sozinho.

 

Em vez do governo de filósofos, pelo que tenho percebido, precisamos de um governo de santos, os únicos que estão à altura de tamanhas façanhas. Não é à toa que foi Moisés que conduziu o povo escolhido para a terra prometida. Um político não teria conseguido. Mas, como lembrava há umas semanas o Economist, a maioria dos santos acaba mártir.

 

Se queremos políticos melhores, temos, primeiro, que ser melhores, dir-se-á. Mas é muito mais do que isso: o povo é o primeiro dos políticos, demitir-se esquizofrenicamente dessa função é não perceber que cada um de nós tem que ser um político à escala da sua vida, na medida das suas possibilidades e capacidade. Votar apenas já não basta.

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Domingos Farinho 11.10.2010

    Caro Luís Marfins,

    Não podemos escrever sobre tudo. Este meu texto em particular não deve ser interpretado como uma descrição completa da realidade mas como uma abordagem a um aspecto específico dela. Não nego que a classe política está eivada de vícios. Mas, confesso, esse é um tema estafado e não se vai tornar mais verdadeiro por ser eu a glosá-lo mais uma vez. Já a reflexão sobre a fraqueza do nosso civismo (generalizando, pois há boas excepções) é mais rara e parece-me, neste momento histórico, tão (ou mais) importante quanto o ataque, às vezes cego, aos políticos. Por isso entre o que escreve e o que escrevi, a virtude, como quase sempre, estará no meio. Acredito que a classe política tem muito a melhorar, desde logo em liderança pelo exemplo. Mas também nós temos que melhorar e deixar de usar os políticos como desculpa para tudo.
  • Sem imagem de perfil

    nuvens de fumo 11.10.2010

    Caro Domingos,

    Somos uma sociedade que nada faz , as associações de qualquer coisa são sempre de amadoras para baixo.
    Não temos grupos sérios de influência, não temos o gosto pelo debate, não conseguimos sequer organizar de forma coerente e ordeira reuniões de condomínio quanto mais coisas mesmo sérias.

    Falta-nos a vontade e a proactividade de nos complementarmos aos governos, autarquias, etc.
    As velhas desculpas do pessimismo de arrastar chinelos por casa dá a desculpa para tudo:
    não vale a pena
    nunca fazem nada
    etc

    No fundo e seja qual for a causa não temos sido capazes de nos organizar ao nível de bairro , de zona, de grupo de interesse.

    Talvez com esta crise algo possa mudar para melhor ao exigir mais de cada um, talvez apenas aumente o acoolismo crónico de uma sociedade sem tonus , sem fibra.

    Mas disso já falava o Eça , na sempre memorável passagem dos Maias:
    _____

    — Não vale a pena, Sr. Afonso da Maia. Neste país, no meio desta
    prodigiosa imbecilidade nacional, o homem de senso e de gosto deve
    limitar-se a plantar com cuidado os seus legumes. Olhe o Herculano...

    [...]

    — A única coisa a fazer em Portugal — dizia ele — é plantar
    legumes, enquanto não há uma revolução que faça subir à superfície
    alguns dos elementos originais, fortes, vivos, que isto ainda
    encerre lá no fundo. E se se vir então que não encerra nada, demitamo-nos
    logo voluntariamente da nossa posição de país para que
    não temos elementos, passemos a ser uma fértil e estúpida província
    espanhola, e plantemos mais legumes!
    O velho escutava com melancolia estas palavras do neto em que
    sentia como uma decomposição da vontade, e que lhe pareciam ser
    apenas a glorificação da sua inércia. Terminou por dizer:
    — Pois então façam vocês essa revolução. Mas pelo amor de
    Deus, façam alguma coisa!
    _______

    Image
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Arquivo

    Isabel Moreira

    Ana Vidigal
    Irene Pimentel
    Miguel Vale de Almeida

    Rogério da Costa Pereira

    Rui Herbon


    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Comentários recentes

    • f.

      olá. pode usar o endereço fernandacanciodn@gmail.c...

    • Anónimo

      Cara Fernanda Câncio, boa tarde.Poderia ter a gent...

    • Fazem me rir

      So em Portugal para condenarem um artista por uma ...

    • Anónimo

      Gostava que parasses de ter opinião pública porque...

    • Anónimo

      Inadmissível a mensagem do vídeo. Retrocedeu na hi...

    Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2018
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2017
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2016
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2015
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2014
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2013
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2012
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2011
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2010
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2009
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2008
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2007
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D

    Links

    blogs

    media