Eh, lá, cuidado com essas contas, ó seu "nuvens de fumo"! Como é que se pode afirmar assim que aumenta o quociente, se o numerador cresce, mas o denominador também? Onde é que anda esse diploma do 5º Ano dos Liceus? Não me diga que também andou num Colégio privado...
Que pena. Pensei que alguém tivesse feito um estudo comparativo da qualidade do ensino e do custo associado a cada uma das opções. Afinal não é nada disso. Estive aqui há anos envolvido, por dever cívico de participação nas associações de pais, numa situação semelhante a estas: havia duas escolas, e alunos apenas para uma. A opção do Ministério foi acabar com a melhor das escolas, porque estava num edifício arrendado enquanto a outra estava num edifício do Estado (eram duas escolas públicas). Há quem chame a isso optimização de recursos. Eu fiquei com a sensação de que era apenas curteza de vistas. henrique pereira dos santos
No que é essencial: na opinião dos pais dos alunos. Por isso escola que fechou estava sempre cheia e a outra estava bastante vazia, pese embora o facto das instalações serem muito melhores (não há maneira do Ministério da Educação perceber que o que faz uma escola é a sua direcção e os seus professores, o resto, sendo importante, é acessório). henrique pereira dos santos
é a logica urss, que deu no que deu. Aqui a logica do aparelho estatal é o que é, falha de inteligencia. Por isso é que a gestão privada é em 99% dos casos melhor que a publica. Seria de fazer um referendo local a perguntar à população qual a escola queriam que fechasse e veriamos se fechavam as privadas, com apoio estatal idendico ao gasto das publicas, ou se fechavam as publicas. Mas claro, estes projetos de tiranetes da consciencia publica, menorizam o povo, estes socialistas da lagosta menosprezam a opinião do povo.
Aqui a logica do aparelho estatal é o que é, falha de inteligencia. Por isso é que a gestão privada é em 99% dos casos melhor que a publica.
melhor em quê ? agradeciam-se exemplos e indicadores
Seria de fazer um referendo local a perguntar à população qual a escola queriam que fechasse e veriamos se fechavam as privadas, com apoio estatal idendico ao gasto das publicas, ou se fechavam as publicas.
Pois mas ainda não estamos em plena democracia directa nem é correcto comparar custos totais do sistema de ensino público com a pouca vergonha da contratação privada a recibo verde eu sei que dá jeito confundir as cabeças de pessoas influenciáveis com números, a iliteracia matemática tem tradição neste país, no entanto terá de se esforçar um pouco mais, vai ver que conseguirá descobrir outros argumentos tão falaciosos.
Mas reservo para o fim a pièce de résistence,
Mas claro, estes projetos de tiranetes da consciencia publica, menorizam o povo, estes socialistas da lagosta menosprezam a opinião do povo.
Então as pessoas que defendem o ensino PARA TODOS , fiscalmente justo e de acesso universal são tiranetes, essa é boa. Socialistas de lagosta ? não sei da opinião gastronómica de outras pessoas que partilham a minha visão da educação, mas posso garantir que acho a lagosta seca, só vai bem no proletário arroz de marisco mas aí perde na mistura de sabores com outros mariscos.
Gosto mais de uma popular caldeirada de peixe, onde o sabor ganha com a presença de todo o tipo de peixe,desde o mais barato até ao mais caro, no fundo uma metáfora gastronómica do tipo de escola que eu também acho ser melhor.
e deixe lá a urss em paz que na educação continua a dar cartas, é que por azar foi logo buscar a única coisa que se aproveita do antigo regime soviético.
Sim. Melhor é a lógica ursa dos "socialistas da lagosta" (??!!) que fizeram e mantiveram durante DÉCADAS este sistema urso de pegar no dinheirinho do zé pagante, que põe os seus Filhos na Escola Pública, e oferecê-lo aos Colégios Privados e aos seus Gestores, provávelmente do tremoço. Pois, habituem-se agora à "lagosta". E «Bardamerda para os fascistas!» (Pinheiro de Azevedo, em 75).