O bailinho da Madeira- contas simples
Diz a nota final do comunicado conjunto do INE e do Banco de Portugal sobre as dívidas escondidas da Madeira que ambas as entidades, "consideram grave a omissão de informação e não têm conhecimento de casos similares".
Em causa, estão 1113 milhões de euros de dívida escondida entre 2008 e 2010 relacionada com acordos entre o governo regional da Madeira e empresas de construção. Se considerarmos o buraco de €568 milhões deste ano cuja descoberta, ou antes, palhaçada, tanto indignou AJJ, no total o buraco escondido da Madeira ascende a quase 1.7 mil milhões de euros.
Recordando que, de acordo com o Censos 2011, a população da Madeira corresponde a 2.5% da população nacional e que, contrariamente à propaganda jardiniana, o PIB per capita real da Madeira está próximo e não acima da média nacional*, se fossemos todos madeirenses, só o buraco escondido de 2010 corresponderia a 21% do PIB e as dívidas escondidas de 2010 e 2011, por enquanto, a 34% do PIB.
No entanto, ler hoje o órgão máximo da propaganda de AJJ, o Jornal da Madeira, é perceber que, pelo menos na Madeira, somos mesmo a Grécia, com os escribas locais a invectivarem os relativistas cubanos do contenente, a quem «faltam os valores», que não percebem ser direito dos madeirenses viverem a expensas da anfictionia...
*Se retirarmos o peso do CINM, vulgo zona franca, no PIB da Madeira, cerca de 21%, este cai para valores próximos ao dos Açores. Por outro lado, as contas que tanto enchiam a boca de AJJ sobre a prosperidade da ilha em termos de PIB per capita assentavam, para variar, em contas mal feitas ou dados aldrabados. Isto é, tudo indica que o Censos 2001 na Madeira, foi, para ser simpática, um falhanço total que não recenseou uma parte considerável da população. Ou seja, em 2001 a população madeirense não diminuiu em relação a 1991 e há 10 anos que se divide o PIB da Madeira por um número fictício de habitantes o que empola os dados per capita.
Em 2011, com 70% da população madeirense a entregar os inquéritos através da internet, tornou-se ligeiramente mais complicado martelar os números. Assim, os dados do INE indicam que a Madeira tem 268 mil habitantes residentes, ou seja, que regista um aumento de população de quase 10% em relação ao censos anterior, mais de 5 vezes a média nacional. Por outras palavras, o PIB per capita madeirense caiu imediatamente 10%, deixando suspeitas de que, durante uma década, o estivemos a calcular muito acima do seu valor real.