e ao ano da desgraça de 2012 paulo rangel descobriu, impante e arrebatado, a ética e a deontologia
assisti ontem ao espectáculo deslumbrante de um paulo rangel apopléctico, naquele programa de debate da rtpi que partilha com joana amaral dias e com cristina azevedo, por causa da captação e difusão, pela tvi, da conversa de gaspar com o ministro das finanças alemão. dizia rangel que aquilo não se podia fazer porque a conversa não tinha sido tida para ser difundida e que era inaceitável e anti-ético e contra a deontologia e os direitos das pessoas e etc.
ora eu, que sou, e várias vezes o disse e escrevi, muito crítica da forma como o jornalismo dos nossos dias ou o que passa por jornalismo nos nossos dias comprime os direitos dos indivíduos e devassa sistematicamente a sua privacidade e os mais básicos direitos ao achar que tudo é 'interesse público' ia-me engasgando com o sumo que estava a beber (muito bom, por acaso) porque sendo dotada de memória relativamente impecável recordo com nitidez que o mesmo deputado europeu fez uma intervenção -- também aflautamente apopléctica, como é seu timbre -- no parlamento europeu para denunciar o horripilante caso de censura de mário crespo pelo jn.
lembram-se? pois. estava em causa, na crónica pretensamente 'censurada', a reprodução, por crespo, de uma conversa do então pm num restaurante que alguém teria contado a crespo e que este achou que não só podia como devia transformar em relato no seu espaço de colunista. a rangel, na altura, não ocorreu que houvesse qualquer problema ético, deontológico, ou mesmo de mera decência em causa e não hesitou em dizer que a liberdade e a democracia e até 'o estado de direito' estavam em perigo no país porque a dita crónica não fora publicada. agora, que estamos cheios de liberdade, e deitamos fora democracia de tanta nos sobrar para não falar do estado de direito, uma conversa entre o ministro das finanças português com o seu homólogo alemão numa sala cheia de jornalistas e a discutir a situação de portugal é não só privadíssima e off limits como devia ser deitada para o lixo logo pela direcção da tvi.

