Valupi, talvez se faça luz sobre muitas das coisas que para aí se ouvem e, por isso mesmo, não creio que seja patognomónico de esquizofrenia
A esquizofasia é uma alteração do discurso que torna a mensagem confusa e incoerente dada a produção de frases sem sentido e o fluxo verbal desorganizado. Cursa muitas vezes sem que sejam objectiváveis alterações do curso do pensamento, nomeadamente ideias delirantes, e na sua forma mais grave há uma verdadeira salada de palavras, com uso de neologismos ou de novos significados para palavras já existentes, tornando-se o discurso completamente incompreensível.
2 comentários
dg 01.03.2012 17:18
MFL? Manuela Ferreira Leite? Aquela tonta rústica, professora catedrática, com carreira no país e no estrangeiro e que há 3 anos disse e-xac-ta-men-te o que ia acontecer a este país? É um caso grave. Não dela. Eu, pelo menos, sempre a entendi bem (E o Krugman também a entenderia e sem qualquer problema, aposto). Mas é um caso grave de «esquizoaudia» e que nos levou à falência. Outro que parece provocar «esquizoaudia» é o Medina Carreira. E a coisa parece contagiosa. Ontem, na Bloomberg estava um gajo a falar de Portugal e com uns gráficos e tal e era a conversa toda do Carreira! Até os gráficos. Reconhecia aquela linha descendente em qualquer lugar!