A propriedade privada depende do Estado
Henrique Raposo
O direito à propriedade privada e o direito à segurança social, como o nome indica, são direitos. Ambos dependem de algo: da existência de uma ordem jurídica que os crie e que assegure que esses direitos não vão por água abaixo. A ideia de que o direito de segurança social é pior do que o direito à propriedade privada por ser público é por isso indemonstrável e só pode ser explicado por um preconceito ideológico que acha que o público é pior do que o privado.
Bem sei que em tempos se dizia que o Estado não podia falir e as empresas podiam, que os bens privados se podiam expropriar e os públicos não. Sei também que o mundo mudou. Agora é a propriedade privada que é Too Big To Fail e são os Estados que vão à falência. A luta continua.
Ao fim do dia, se a coisa der para o torto, tanto vai ao ar a propriedade privada, como vai a Segurança Social. A questão será por que lado é que estaremos a lutar, o que é que quereremos salvar. Por isso, respeito quem prefira salvar a propriedade privada e não a Segurança Social, mas convém entender que há quem, se o dia chegar, prefira o contrário.

