PISA e matemática
Como, penso, todos estarão lembrados, nos últimos meses têm acontecido muitas discussões sobre as alterações dos programas e metas curriculares da matemática. A maioria dos professores e especialistas não se coibem de elogiar a reforma feita em 2007 e criticam, veementemente, as alterações que Crato (curiosamente alguém vindo da área da matemática) pretende fazer. O tempo é escasso mas não resisto a deixar-vos com um excerto do relatório saído hoje:
"and Portugal (see Box III.4.1 in Volume III) have improved their students’ attitudes, dispositions and self-beliefs towards school in general, and towards mathematics in particular, by, for example, reforming their curricula so that they are better aligned with students’ interests and 21st century skills" (pag 255, vol I).
Nem de propósito, no DN de hoje lê-se o que de seguida mostro. Se o bom senso imperasse, e tendo em conta a inegável progressão de Portugal na área nos últimos anos, o que se exigiria ao ministro Crato seria que tivesse em conta os vários relatórios e pareceres que existem e fizesse marcha atrás, deixando cair os novos programas, não? Reconhecer erros é, dizem, sinal de inteligência...só se? hum...