Dia Internacional para a Eliminação da Violência sobre as Mulheres
Na próxima terça-feira, 25 de Novembro assinala-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência sobre as Mulheres, algo que infelizmente, como a Ana nos tem recordado, continua a aumentar e a agudizar-se não só em Portugal como em muitos outros países. Um destes países é a Itália onde a ONG «Telefono Donna» preparou uma campanha publicitária muito forte, com que pretendia não só despertar a sociedade italiana para o problema da violência contra as mulheres mas especialmente estimular mais mulheres a denunciar a situação.
«Quem paga pelos pecados dos homens?» é a pergunta da Telefono Donna no cartaz choque reproduzido - que a ONG pretendia colocar em paragens de autocarro.
O cartaz desenhado pela agência internacional Arnold Worldwide, denuncia no rodapé que somente 4% das mulheres vítimas de violência denunciam os seus agressores (e que as demais pagam por eles).
Como seria apenas expectável, o cartaz deu origem a uma onda de protestos por parte de virtuosos católicos que se sentem insultados na sua fé e ululam blasfémia. Assim, os membros mais devotos da câmara de Milão conseguiram censurar o cartaz que não será afixado nesta cidade do norte de Itália.
Stefania Bartochetti, a presidente da ONG não consegue perceber como alguém consegue dizer que o cartaz é ofensivo e blasfemo. Segundo Bartocchetti «Nós escolhemos uma imagem forte para conseguir que mais vítimas de violação falem». Mas aparentemente apelar à denúncia da violência sexual é incompatível com as «tradições cristãs» ....