Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres (III)
Nota de imprensa da APF, parceira em Portugal da Euronet- FGM:
25 de Novembro
Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres
A Mutilação Genital Feminina é uma ameaça aos Direitos Humanos de Mulheres de todas as idades
Para que na promoção e defesa os Direitos Humanos e na Eliminação da Violência contra as Mulheres, as crianças e mulheres em risco de MGF não sejam invisíveis e silenciadas no dia 25 de Novembro a APF parceira em Portugal da Euronet - FGM, lembra que:
Os dados mostram que entre 100 a 140 milhões de mulheres adultas, crianças e jovens são vítimas de Mutilação Genital Feminina e que cerca de 3 milhões estão em risco em cada ano.
A Mutilação Genital Feminina é uma grave ameaça à saúde de crianças, jovens e mulheres adultas; que inclui danos ao nível da saúde mental, sexual e reprodutiva, reforça a vulnerabilidade ao VIH bem como os riscos obstétricos com consequências fatais. Durante os últimos anos chegam à Europa muitas pessoas imigrantes oriundas de países onde esta prática tradicional nefasta existe, por isso os governos e as ONG não a podem ignorar nas suas acções ao nível nacional e internacional.
No âmbito do Programa Daphne da Comissão Europeia e da parceria com a Euronet-FGM, a APF defende que a luta contra a mutilação genital feminina também se concentra em iniciativas de advocacy junto das várias instituições a nível europeu e internacional, com vista a desenvolverem programas IEC, de Saúde e quadros legislativos adequado para combater este problema de violência com base na discriminação com base no sexo que continua a atingir mulheres de todas as idades e em todos os países.
A Euronet-FGM criada em 2002 está a promover PoA nacionais, a coordenar acções na Europa para prevenir e eliminar a mutilação genital feminina, e para sensibilizar populações envolvidas no tema que é uma clara violação dos direitos humanos das mulheres e das crianças.
Neste 25 Novembro de 2008, a Euronet-FGM organiza um verdadeiro Dia Europeu contra a MGF, pois em muitos países europeus serão hoje apresentados Planos e Programas de Acção para eliminar a MGF na Europa.
Em Portugal desde o final de 2007, com a Mentoria do Secretário de Estado Jorge Lacão, está em construção o 1º Programa de Acção sobre MGF, que reúne entidades oficiais – ACIDI/ PCMinistros, CIG/SEPCMinistros, DGS/ MSaúde, DGIC/MEducação, IPAD/SENECooperação, GSEEFP/MTSS, OIM e ONG – APF, UMAR, Uallado Folai.
Para que na promoção e defesa os Direitos Humanos e na Eliminação da Violência contra as Mulheres, as crianças e mulheres em risco de MGF não sejam invisíveis e silenciadas.
A Associação para o Planeamento da Família fundada em 1967 é uma IPSS da saúde com estatuto de ONG de Desenvolvimento, membro do CC da CIG e CC das Famílias, com actuação específica na promoção e defesa dos Direitos, Saúde e Educação sexual e reprodutiva no contexto da Igualdade e Direitos Humanos.
![]()

