Porque é que as grandes empresas de telecomunicações se armam sempre em chicas espertas? Aviso já que estou irritada e, coitado do rapaz, quem comeu com a minha irritação foi quem teve o azar de me atender no Apoio ao Cliente da TMN. Mas, bolas, tenho razão. Passo a explicar.
Dia 20 de Novembro recebo um telefonema do louro a dizer-me que lhe tinham ligado da TMN para oferecer um serviço não sei quantos, que ele tinha respondido que não queria "Mas a senhora disse que mo iam oferecer e mais não sei o quê, mamã. Não percebi bem porque estava muito barulho à minha volta, estamos no intervalo das aulas". Comecei logo a ferver porque se há coisa que qualquer pessoa percebe quando fala com o meu filho ao telemóvel é que ele é puto, os 12 anos de idade estão-lhe estampados na voz. Ora parece-me óbvio que propor alterações de serviços da TMN a putos é obsceno. Respirei fundo três vezes e liguei para o apoio a clientes procurando saber o que é que lhe tinham proposto e dizendo que o que quer que fosse não queríamos.
Naquele momento - oooh que surpresa - "Não estamos com acesso ao sistema. Importa-se de ligar mais tarde?". Liguei umas horas depois e lá expliquei à senhora que me atendeu que não era o louro que tomava decisões sobre a conta do seu número de telemóvel... "Tem toda a razão, sim senhora", blá, blá blá... "Não consigo ter informações sobre que serviço lhe terá sido proposto"; "Ok, mas estou a ligar para vos informar que qualquer serviço que tenha sido activado é para desactivar. Ah! E mais, quero que fiquem bloqueadas chamadas de marketing para esse número de telefone."; "Pode ficar descansada, a partir de hoje o seu filho não voltará a receber chamadas de marketing e não tem activado qualquer serviço para além do seu tarifário normal.". Pensei, incauta, que me tinha visto livre desta história... Incauta mesmo, até parece que não conheço estas empresas, são como os putos embirrentos, nunca ouvem nada à primeira. Há pouco agarro no telemóvel dele - era o que estava mais à mão - e ouço "O seu saldo não lhe permite patati patatá". Qué?? Sabendo eu que tal era impossível ligo para a TMN e informam-me que estava com saldo negativo porque tinha sido descontada a mensalidade de uma porcaria qualquer de descarregamento de mp3 ou lá o que é. Já não respirei fundo três vezes, nem uma sequer, porque o tal serviço que lhe tinham cobrado era aquele que tinha originado os dois telefonemas de dia 20 e zás... ataque de fel. O que me irritou ainda mais foram as informações completamente diferentes das que anteriormente me tinham sido prestadas. Que no Apoio TMN não podiam desactivar serviços nenhuns, que as chamadas de marketing só ficariam bloqueadas daqui a 60 dias, mais o diabo que os carregue. Até costumo ser muito calma neste tipo de contactos telefónicos mas passei-me. Não vale a pena maçar-vos com os impropérios que me sairam da boca nem descrever-vos o tom com que os mesmos foram proferidos... o que é um facto é que a má educação resultou (já tenho o serviço desactivado e devolveram o dinheiro que abusivamente tinham cobrado) e isso é triste. Porque diabo é preciso usar de voz grossa para que nos ouçam? A sensação que tenho é que jogam sempre com a preguiça, com o "deixa andar" das pessoas, no fundo são estratégias de mercado que se podem resumir como "Pode ser que pegue".
15 comentários
Jaime Roriz 01.12.2008
Aprendi há muitos anos nas aulas de economia politica que o mercado é um instrumento da liberdade. Há que combater os grandes grupos que são poderosos por serem grandes. A PT, a GALP, a EDP. fazem de nós gato-sapato porque insistimos em dar-lhes esse poder. A TMN (PT) precisa que deixemos de ser seus clientes. A Maria João podia (e devia com o devido respeito pelas suas opções), agora que o problema está resolvido, mudar de operadora (mantendo os numeros actuais) explicando direitinho que o fazia por causa do abuso de que voi vitima. Era um serviço que fazia a todos nós.
Tendo feito o comentário supra, alerto também para a exploração a que estão sujeitos os operadores de call center. São os "tempos modernos" do Sec XXI. Além de ganharem miseravelmente e de estarem sempre a ser escutados, de terem as idas à casa de banho milimetricamente controladas e serem tratados abaixo de cão pela entidade patronal, todos os dias há meninas e meninos com ataques de stress a chorarem convulsivamente por terem sido maltratados pelos clientes. Provavelmente clientes cheios de razão contra quem exlplora esses jovens.
Trabalhei ano e meio nas salas de apoio da PT e posso-te dizer que aquilo que o Jaime Roriz descreve no seu 2º post é exactamente a minha experiência. Só gostava de acrescentar que estes males vêm da sua incapacidade de lidar com o seu gigantismo. Não há ninguém a tentar aproveitar-se do cliente (houvesse tanta deliberação e as coisas não corriam tão mal), o que há é uma gestão orientada para processos, o que numa numa área direccionada para contacto com cliente, é pecado capital digno de engenheiros. Enfim, embora isto nada mude a tua raiva justa, estes gajos são mais estúpidos que maus. O que torna isto tudo um bocadinho mais assustador.
Miguel, sei que sim mas às vezes é preciso paciência de santo para manter um diálogo minimamente inteligente com os operadores de call centers. Os "melhores" entre os "melhores" são os da Zon. Imagina que estás sem net e já te aconteceu tantas vezes que sabes que te vão dizer para desligar o cabo que liga o modem ao computador e para desligares tb. o modem da electricidade. Para avançar serviço fazes isso tudo antes de lhes ligares e a primeira informação q prestas é essa mesmo... nem te ouvem, parece q têm a cassete metida e basta ouvirem dizer-te q estás sem net para começarem a debitar as "ordens", os teus "Já fiz tudo isso" não contam... fuu, dai-me pachorra. Anyway, como disse no post até costumo ser muito paciente mas há momentos em q até o mais santo explodiria.
Tem mesmo que fazer voz grossa e com algum mau palavreado pelo meio. Conheço muito bem o problema, o qual é comum a todas as operadoras e não apenas à que refere, também não apenas nos telemóveis como noutros serviços, como a internet e tv por cabo.
Agora, já não me chateiam porque bloqueei esse tipo de serviços. Já no serviço de telefone fixo não precisei de bloquear, porque um dia me aborreci com a PT porque me estavam a oferecer serviços, tendo observado que o meu número de telefone não consta da lista telefónica, a meu pedido. O colaborador da PT ficou meio engasgado e eu expliquei o resto. É que se não consta da lista telefónica, então, também não consta para a PT. Nunca mais me telefonaram para oferecer nada.
Há dias, desactivei (sem qualquer dificuldade, diga-se) a ViaCTT. O serviço deu-me os alertas para pagar a conta da EDP, por duas vezes, depois do prazo de pagamento (problema que eles prontamente resolveram e se dispuseram mesmo a pagar-me os juros que a EDP me facturou, também é justo dizer). Mas acabei por desactivar o serviço, porque me enchiam o correio de promoções e de publicidade.
Por vezes, temos mesmo que ser mal-educados face à prepotência de praticamente todos estes operadores, que para activarem serviços é na hora e mesmo um pouco à socapa e para desactivar criam inúmeras dificuldades.
«também para a exploração a que estão sujeitos os operadores de call center»
Ainda bem que fala nisto, porque não tinha lido os comentários antes de escrever o meu.
Também sei que o que diz é verdade, porque os clientes cheios de razão descarregam em quem dá a cara, que são pessimamente remunerados e que não têm culpa nenhuma de quem os mandam fazer tal serviço. Conheço também muito bem o problema e já vi, à minha frente, pessoalmente, operadores a chorar compulsivamente depois de atenderem alguns reclamantes.
Ainda bem que fez a observação, sendo justo acrescentar este comentário ao meu comentário anterior.
Aí está algo que nos devia revoltar tal é o abuso. Estas empresas não respeitam nada nem ninguem.Eu, a partir de certa altura, estou sempre a guiar não posso atender!
«Os "melhores" entre os "melhores" são os da Zon» Actualmente, são. Concordo consigo. Mas tal coincide com a concorrência da MEO e com a separação da PT. Porque a Zon, antes apenas Tvcabo, prestava o pior dos piores serviços de Apoio ao Cliente. ...
Já agora, pegando no que disse Aurea Mediocritas, de que «há é uma gestão orientada para processos, o que numa área direccionada para contacto com cliente», concordo em absoluto.
Porque o atendimento está “formatado” para certo “tipo” de perguntas que obrigam a certo “tipo” de respostas, acontecendo que, quando alguém está por dentro dos problemas, como é o meu caso, por motivos que não vou aqui explicar, o colaborador que está a atender acaba a ser confrontado com a necessidade de dar respostas que ele não sabe dar ou que não está autorizado a dar.
Aliás, o mesmo está a acontecer em alguns serviços públicos que estão a implementar o atendimento por correio electrónico, em que a resposta é de tal forma “formatada” que quase sempre acaba por ser uma “não-resposta”. Experimentem pôr uma dúvida, por exemplo, a um Instituto ou serviço público ou a um qualquer serviço público e terão essa experiência, sobretudo quando a pergunta tem um cariz mais prático e estrito.
Então, se estava a ser irónica é porque não conhece os outros serviços. Perdia a vontade de fazer ironia.
Porque dos "piores o menos mau é mesmo a Zon», sem qualquer parcilidade. Até porque não sou accionista de nenhum deles... nem do BPN, já agora. Mas conheço todos eles, "(...) por motivos que não vou aqui explicar...".
Não é que seja da sua conta mas, porq estou boazinha, adianto-lhe q em concílio familiar ficou decidido q este ano fazia sentido ele ter telemóvel por pragmatismo de gestão da vida familiar. De vez em qdo vale a pena estar-se contactável numa família em q os horários variam de membro para membro, em q as idas e voltas da escola se fazem a solo, numa casa em q se optou por não ter telefone fixo. De qqr maneira a idade dele só influi numa parte das críticas a este processo.
É verdade os pobres operadores de telemarketing, são verdadeiros robots... Quando queremos falar com alguém de responsável é de todo impossível A única solução é descarregar a raiva nesses pobres coitados (as). Só assim conseguimos alguma coisa este país só anda com o "bater na mesa" é triste mas pessoas educadas não vão a lado nenhum. Agora já sei começou logo a berrar mal atendem (quando atendem), as ameaças de mudar de operadora pouco ou nada resulta... de qualquer maneira são todas iguais. Resumindo ou se toma um xanax antes de ligar ou levamos a "coisa" com ironia...