Arranjem soluções - do tipo "qualquer merda que venda"
«Já na última segunda-feira, Joaquim Coimbra, juntamente com o grupo de jornalistas fundadores do semanário, comunicaram aos outros accionistas do "Sol" - neste momento o BCP e a empresa Imosider - que pretendem proceder à venda das quotas de que são titulares na empresa que é agora accionista maioritária do jornal dirigido por José António Saraiva, a Nova Comunicação Empresarial. O objectivo é vender essas acções à Newshold, que fica assim directamente com 51 por cento do capital do "Sol".
O objectivo será "a viabilização imediata" do jornal, face à complicada situação financeira, alegam ambos na comunicação, a que o PÚBLICO teve acesso.
Tanto a Imosider como o BCP foram, no entanto, apanhados de surpresa pelo negócio que está em cima da mesa. José Paulo Fernandes, presidente da Imosider, diz que este negócio foi uma forma de contornar as regras do acordo parassocial, que determinam que os accionistas têm direito de preferência nas vendas de capital social do "Sol" a novos parceiros. "Farei tudo o que estiver legalmente ao alcance no sentido de que esta 'chapelada' manhosa seja devidamente anulada", afirmou.
Na carta enviada na noite da última segunda-feira, tanto Joaquim Coimbra como o grupo de jornalistas pedem que seja dada uma indicação sobre o negócio no prazo de "dois dias". Alegam "o risco de, na ausência de soluções no decurso desta semana, o jornal ver a sua publicação interrompida" e dizem que a sociedade "já não dispõe de meios para proceder ao pagamento das suas obrigações, entre elas o pagamento de salários" e "financiamentos contraídos"». [Público]
(os negritos e os links são meus)

