Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

jugular

uma chegada e várias partidas

o henrique raposo e o rui ramos abriram um tasco novo. tem bom aspecto e o prato do dia é um excerto de um artigo do henrique para o expresso sobre 'o caso da turma cigana no contentor', que é mais ou menos como a coisa ficou crismada para a posteridade. já estive hoje no twitter a discutir o artigo em suaves prestações de 140 caracteres e repetirei aqui o que disse: parte do que o henrique diz é verdade e justo (e vai ao encontro de coisas que eu mesma -- para fazer um número à director do sol -- já havia escrito), mas o ponto de partida -- a ideia da existência de uma  turma étnica em barcelos -- carece de demonstração. talvez o henrique não saiba que na escola em causa, ou seja, nas turmas 'regulares' da escola a que o tal de 'contentor' (ou seja, a sala de aula) pertence, há ciganos. se não sabe, dever-se-ia ter dado ao trabalho de saber, porque a informação está disponível e não se pode escrever um texto sobre o assunto sem a procurar; se sabe, é incompreensível a conclusão que retira da existência da turma.

 

o curioso no artigo do henrique, como de resto nos protestos que se fizeram ouvir de organizações anti-discriminação e de pessoas inclusive ciganas, é que parece ser incapaz de contrariar o olhar que ele próprio condena. a saber, o olhar que vê uma turma composta de jovens ciganos e que só vê ciganos, em vez de ver, por exemplo, jovens com dificuldades de aprendizagem ou de integração na escola. um olhar que em vez de questionar o percurso de cada um daqueles jovens, de os encarar individualmente, isto é, como pessoas (como o henrique nos exorta e bem a olhar os ciganos todos) vê apenas a sua pertença a uma comunidade étnica.

 

isto dito, é óbvio que se pode e deve até questionar se as turmas como a que agora descobrimos em barcelos e que existem em muitas escolas do país com as mais variadas composições etárias e étnicas, turmas de jovens e crianças que as escolas vão buscar e tentar integrar porque a tinham abandonado ou porque nunca a tinham frequentado ou estavam há anos a marcar passo sem sequer aprender a ler, são a melhor forma de integrar e ensinar. pode-se e deve-se até questionar se a escola de barcelos não devia ter antecipado a hipótese de que a turma fosse vista como uma turma étnica, por ser apenas composta de ciganos. mas temos de dar à escola o benefício da dúvida e a hipótese de se explicar. sob pena de estarmos a fazer uma espécie de segregação ideológica -- aquilo a que se costuma, em linguagem comum, chamar preconceito. uma coisa que dá muito jeito para não nos perdermos na complicação do mundo e, sobretudo, ajuda muito na hora de escrever crónicas.

33 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Arquivo

Isabel Moreira

Ana Vidigal
Irene Pimentel
Miguel Vale de Almeida

Rogério da Costa Pereira

Rui Herbon


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Fazem me rir

    So em Portugal para condenarem um artista por uma ...

  • Anónimo

    Gostava que parasses de ter opinião pública porque...

  • Anónimo

    Inadmissível a mensagem do vídeo. Retrocedeu na hi...

  • Anónimo

    "adolescentes e pré-adolescentes pouco dados à int...

  • Anónimo

    apos moderaçao do meu comentario reitero

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D

Links

blogs

media