os azuis cá da malta

ontem, domingo, 16.24 da tarde, rua de s julião. dois carros da psp sobre o passeio ao lado da esquadra. chamei a atenção de vários agentes que estavam à porta -- 'não é suposto haver carros em cima do passeio, pois não?' -- e avisei que ia tirar uma foto para colocar no facebook (e assim fiz, no fórum cidadania lx). mal a tirei, avançou para mim um agente a falar alto e malcriadamente, postando-se a cinco centímetros da minha cara enquanto me dizia que saísse dali (ali era o passeio), que não podia fotografar e que aqueles carros estavam ali 'por ser uma situação de emergência'.
respondi que devia haver emergências todos os dias, porque estão lá sempre, e solicitei-lhe a identificação para tomar nota do nome -- carlos agostinho segundo a placa que tinha ao peito -- e que se portasse com urbanidade, falando noutro tom e afastando-se de mim para uma distância conveniente. também lhe aconselhei que voltasse à formação, já que manifestamente se teve alguma não surtiu efeito. voltou a mandar-me embora no mesmo tom exaltado.
infelizmente, é esta a experiência mais frequente que tenho com a polícia portuguesa: má educação e desrespeito pelos cidadãos e pela lei, atitudes que resultam de uma cultura de impunidade e falta de exigência.
parece-me pois que qualquer pessoa que veja o carro bloqueado ou rebocado deve usar este tipo de foto na sua defesa. as autoridades portuguesas não têm legitimidade para impor a lei se são as primeiras a incumpri-la.
(reprodução do post no fórum cidadania lx, no fb, onde os comentários incluem, desde a indignação perante o comportamento dos agentes -- e do agente carlos agostinho em particular -- e a publicação de mais fotos de carros da psp em cima dos passeios quer da rua de s. julião quer da prata, aos costumeiros insultos a quem 'vai irritar os pobres polícias que coitados trabalham sem condições e têm lugares para os carros na rua do comércio [que é a rua abaixo, by the way] mas é muito longe e a culpa é de quem pôs ali aquela esquadra', assim como perguntas do tipo 'não fez queixa na esquadra porquê? teve medo, não é? fácil é vir para o facebook dizer mal' e coisas quejandas, algumas delas não reprodutíveis tal a falta de nível. same old, same old)

